Projeto Mais Bibliotecas Públicas – Brasil

Mais-Bibliotecas-Públicas

O Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) iniciou em 2013 o projeto Mais Bibliotecas Públicas, por meio do resultado do convênio entre a Fundação Biblioteca Nacional e o Centro de Desenvolvimento e Cidadania (CDC). O projeto prevê um processo de mobilização local a favor da ampliação do número de bibliotecas públicas no Brasil, visando que todo município brasileiro tenha ao menos uma biblioteca pública em funcionamento, conforme o estabelecido na meta 32 do Plano Nacional de Cultura.

Para atingir estes objetivos implementamos um processo de levantamento, analise e validação dos dados sobre os municípios com bibliotecas públicas no Brasil, identificando assim aqueles que continuam sem bibliotecas. A partir desses dados, serão realizados encontros regionais com o objetivo de mobilizar e sensibilizar os gestores públicos e a sociedade civil com vistas a ampliar o número de bibliotecas públicas no território brasileiro.

Serão realizados encontros em 30 municípios, nos 26 estados brasileiros, para debater o impacto de um serviço de acesso à informação e à leitura de qualidade para uma comunidade local. O processo de mobilização presencial se dará prioritariamente junto aqueles municípios que estão sem bibliotecas públicas, ou cujo equipamento cultural esteja em iminência de fechar.

O trabalho envolve também a articulação entre os Sistemas Estaduais de Bibliotecas Públicas (SEBPs) e as lideranças locais envolvidas na construção dos Planos Estaduais e Municipais do Livro e Leitura, assim como instituições não governamentais e coletivas que atuam na valorização e requalificação de bibliotecas públicas, comunitárias e escolares.

Os primeiros dados com a relação de bibliotecas públicas nos municípios e estados brasileiros já estão disponíveis, clique aqui para acessa-los.

Para maiores informações veja aqui.

(Fonte: SNBP)

(Publicação: ASCOM / MINC)

Comments

Uma resposta para “Projeto Mais Bibliotecas Públicas – Brasil”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.