Projecto Multiplo No CCSP Realiza Oficinas Sobre Latinidade E Arte Postal – SP

ccsp_logoEntre 18 e 23 de novembro, o Centro Cultural São Paulo (CCSP) sedia uma série de oficinas e exposições de arte impressa como parte da quinta edição do Projecto Multiplo, que teve sua primeira edição em 2011, no Chile. Nos seis dias em que acontece no Centro Cultural, o Projecto Multiplo, idealizado pela crítica do Programa de Exposições do CCSP, Paula Borghi, conta com duas oficinas e uma exposição, todas gratuitas.

Em 1981, um grupo de artistas participou do Núcleo de Arte Postal da XVI Bienal de São Paulo. Este tipo de arte circula em formato de rede, com os artistas trocando peças artísticas pelo correio. Sob a tutoria de Fabio Morais, os participantes da Oficina Máquina de Tempo irão criar novas peças de arte postal e as enviarão via correio aos participantes do Núcleo de Arte Postal de 1981. Caso algum dos projetos seja devolvido, se tornará parte do acervo do CCSP.

Oficina Meme Latino, ministrada pelos chilenos Rodrigo Lagos e Pablo Castro (da La Nueva Gráfica Chilena) e inspirada nas imagens cômicas compartilhadas pela internet, permitirá aos participantes criar um meme (impresso, não digital) capaz de representar a América Latina.

Durante toda a duração do Projecto, uma exposição acontecerá na Folhetaria do Centro Cultural São Paulo, apresentando ao público toda a produção das oficinas.

No último dia da exposição, acontece a Operaçión Pegada. Nela, os artistas participantes do Projecto e qualquer interessado poderá utilizar a Folhetaria do CCSP para produzir ou copiar seu próprio lambe-lambe, que poderá ser colado à fachada do CCSP.

Projecto Múltiplo

O projeto parte de um modelo de exposição que funciona como plataforma para apresentação e circulação de trabalhos no formato “arte impressa”, a fim de reunir uma parcela do que está sendo produzido hoje na América Latina, com oficinas e mostras de trabalhos realizados dentro de uma ideia de edição, tais como pôsteres, livros, jornais, revistas, cédulas, fanzines, selos, adesivos etc. A cada exibição do projeto há uma convocatória local, a fim de agregar novos artistas. Assim, a ideia é de multiplicar a cada edição, tanto no volume dos materiais quanto no número de participantes. No Centro Cultural São Paulo (CCSP) será realizada a 5ª edição do Projecto Multiplo, que teve sua primeira edição em 2011, no Laboratório de Arte Espacio G, em Valparaíso, Chile. O projeto foi idealizado e é coordenado por Paula Borghi, crítica do Programa de Exposições do CCSP.

Quem é quem?

Fabio Morais

São Paulo, 1975. É artista visual, autor, mestre pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Vive e trabalha em São Paulo. Sua mais recente exposição individual foi “Palavras São Coisas”, Oficina Cultural Oswald de Andrade (São Paulo, 2013). Participou de exposições coletivas como “Beyond the Library” (Itochu Aoyama Art Square, Tóquio, 2013); “The life of others. Repetition and Survival” (Akbank Sanat, Istambul, 2013); “Passant pàgina. El llibre com a territori d’art” (Departament de Cultura de la Generalitat de Catalunya, Catalunha, 2012); “The Storytellers” (The Stenersen Museum, Oslo, 2012); “Through the surface of the pages” (Harvard University, Boston, 2011); “Além da Biblioteca” (Museu Lasar Segall, São Paulo, 2011); “Um outro lugar” (MAM-SP, São Paulo, 2011); “The Spiral and the Square” (Bonniers Konsthall, Estocolmo, 2011); 8a Bienal do Mercosul “Ensaios de Geopoética” (Porto Alegre, 2011); 29a Bienal de São Paulo “Há sempre um copo de mar para um homem navegar” (São Paulo, 2010) e “El Mal de Escritura” (MACBA, Barcelona, 2009).

Pablo Castro

1970. Formado em Desenho Gráfico, trabalha como desenhista do jornal “El Mercurio”. Seu trabalho criativo vai da música às artes visuais, usando gifs animados e sobre tudo o meio gráfico para a produção de pôsteres, capas de discos e gravuras. Participou de exposições coletivas nas cidades de Londres, Barcelona, Nova York, Guayaquil, Mar del Plata, Cauquenes, Linares e Santiago. No ano de 2001, tornou-se membro da “La Nueva Gráfica Chilena” (LNGC), o que lhe permitiu ampliar sua produção artística.

Rodrigo Lagos

1974. Formado em Desenho Industrial, trabalha na área gráfica e de animação para o mercado audiovisual. Em 2000, funda junto a Rodrigo Salinas “La Nueva Gráfica Chilena” (LNGC), um coletivo de arte impressa.

Oficina Máquina de Tempo

Período: De 18 a 20 de novembro

Horário: Das 15h às 19h

Local: Folhetaria (Piso 23 de Maio – Porão)

Vagas: 15 (inscrições pelo e-mail multiploprojecto@gmail.com, com um parágrafo sobre seu interesse na oficina até 12/11; resultado em 15/11)

Grátis

Oficina Meme Latino

Período: 21 e 22 de novembro

Horário: Das 15h às 19h

Local: Folhetaria (Piso 23 de Maio – Porão)

Vagas: 15 (inscrições pelo e-mail multiploprojecto@gmail.com, com um parágrafo sobre seu interesse na oficina até 12/11; resultado em 15/11)

Grátis

Exposição de arte impressa

Período: De 18 a 23 de novembro

Horário: Das 10h às 17h

Local: Anexo à Folhetaria (Piso 23 de Maio – Porão)

Grátis

Operaçión Pegada

Data: 23 de novembro

Horário: Das 14h às 19h

Local: Fachada do CCSP (Rua Vergueiro)

Grátis

 

Centro Cultural São Paulo

Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso (Próximo às estações Paraíso e Vergueiro do metrô)

Informações ao público: 3397-4002

Atendimento à imprensa: 3397-4063/4064

www.centrocultural.sp.gov.br

@CentroCultural | fb: CentroCulturalSaoPaulo

Comments

Uma resposta para “Projecto Multiplo No CCSP Realiza Oficinas Sobre Latinidade E Arte Postal – SP”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.