Natal Dos Catadores

presidenta-dilma-rousseff-durante-celebracao-de-natal-dos-catadores-e-po

19dez2013---a-presidente-dilma-rousseff-pt-ganha-um-presente-durante-a-celebracao-de-natal-dos-catadores-e-da-populacao-de-rua-realizada-no-centro-de-exposicoes-do-anhembi-na-zon

Nesta quinta-feira (19), a ministra da Cultura, Marta Suplicy, participou, ao lado da presidenta Dilma Rousseff, da confraternização de Natal organizada pelos catadores de material reciclável e moradores de rua, no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo. A cerimônia, que ocorreu durante a feira Expocatadores, contou com uma apresentação de dança, além de um desfile de moda com roupas confeccionadas a partir garrafas, embalagens plásticas e latas recicladas.
Além de Marta Suplicy, estiveram presentes o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e os ministros da Saúde, Trabalho e Emprego, Meio Ambiente, Educação, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Secretaria de Políticas para as Mulheres e da Secretaria-Geral da Presidência da República.
Em seu discurso, a presidente Dilma reafirmou o compromisso com o movimento dos catadores e moradores de rua. “A origem do meu governo está nas lutas sociais”, disse a presidente. “Eu tenho a honra de participar desta celebração de Natal pelo terceiro ano em seguida, uma tradição iniciada pelo ex-presidente Lula. Temos a obrigação de olhar para vocês. Suas reivindicações são legítimas. Sabemos que vocês têm um papel no país e são capazes de ajudar o país a se desenvolver e melhorar”.
Os catadores, segundo a presidente, terão um papel fundamental durante os eventos da Copa do Mundo e servirão como importantes agentes de coleta seletiva durante os grandes eventos esportivos do País nos próximos anos. De acordo com dados da Expocatadores, são mais de 1 milhão de catadores no Brasil. Essa população é responsável por 90% de todo o material que é reciclado no País.
Quatro prefeituras foram homenageadas com o prêmio Cidade Pró-Catador por implementar políticas bem-sucedidas de instalação de equipamentos de reciclagem popular e centros de capacitação de coleta seletiva em seus municípios. As cidades premiadas foram Crateús, no Ceará, Ourinhos, em São Paulo, Arroio Grande, no Rio Grande do Sul, e Santa Fé na Paraíba. A presidente Dilma congratulou os prefeitos vencedores– que estavam acompanhados por representantes dos movimentos estaduais de catadores – pelos esforços em cumprir com as metas estabelecidas no Plano Nacional de Resíduos Sólidos, estabelecido em 2011 no seu primeiro ano de gestão.
Investimentos
Durante o evento, foram assinados novos convênios entre o Governo Federal, governos estaduais e municipais para implementar unidades de economia solidária, centros de capacitação profissional para catadores e moradores de rua, assim como a aquisição de equipamentos de reciclagem e  instalação de novos centros de triagem de materiais recicláveis.
Segundo a presidente Dilma, a estimativa é que sejam investidos R$ 200 milhões em ações voltadas para o cumprimento das metas do Plano Nacional de Resíduos Sólidos nos próximos três anos. Neste sentido, ela destacou iniciativas como o Programa Cataforte, voltado para a criação de redes solidárias, cooperativas e empreendimentos econômicos de catadores, assim como o Centro Nacional de Direitos Humanos da População de Rua e dos Catadores inaugurado em Belo Horizonte e que deve ter seu modelo replicado em outras cidades do país.
Texto: Carolina Toledo
Edição: AsCom/MinC

Comments

Uma resposta para “Natal Dos Catadores”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.