Democracia E Mídia É Tema De Debate No CCSP

ccsp_logo 

Em 14 de fevereiro, o Centro Cultural São Paulo (CCSP) realiza o debate Democracia e Mídia, com entrada gratuita. O evento conta com a participação do jornalista José Carlos Ruy, do escritor Jeosafá Fernandez e do blogueiroAltamiro Borges. A mediação é de Claudio Daniel, responsável pela curadoria de literatura e poesia do CCSP.  Como o nome do debate implica, o trio discutirá a relação entre a democracia e os meios de comunicação tradicionais.

 

Debatedores:

 

Altamiro Borges

 

Altamiro Borges é jornalista, blogueiro e presidente do Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé. Publicou diversos livros, entre eles A ditadura da mídiaAs encruzilhadas do sindicalismo,Venezuela: originalidade e ousadiaSindicalismo: resistência e alternativas, entre outras obras. O autor tem se destacado, nos últimos anos, no uso da internet e das redes sociais para denunciar a manipulação das informações nos veículos de comunicação de massa, revelando os interesses políticos que estão por trás da maneira como as notícias são produzidas e veiculadas em jornais, rádios e emissoras de televisão.

 

 

Jeosafá Fernandez

 

Jeosafá Fernandes Gonçalves é bacharel e doutor em Letras pela Universidade de São Paulo é professor da Educação Básica e do Ensino Superior. Autor de mais de 50 títulos entre poesia, ficção (inclusive infantil), ensaios, didáticos e para formação de professores. Cineclubista, foi do Cineclube Bixiga, diretor doCineclube Oscarito e, na década de 2000, diretor do Centro Cineclubista de São Paulo e do Cineclube Baixa Augusta.

 

 

José Carlos Ruy

 

José Carlos Ruy é jornalista há mais de trinta e cinco anos. Trabalhou nas editoras Abril, Globo e Nova Cultural. Participou da equipe de reportagem de veículos independentes como Retrato do Brasil, Princípios, Brasil Agora, entre outros. É editor do jornal A classe operária e um dos coordenadores do Portal Vermelho. Foi diretor de publicações na Editora Anita e da Fundação Maurício Grabois, em São Paulo. Editor e pesquisador, é especialista em história do Brasil. É membro do Conselho Curador da Fundação Maurício Grabois, em São Paulo. Publicou, entre outros títulos, os livros “Eleições no Brasil Pós-64” (1984), com Raimundo Rodrigues Pereira e Álvaro Caropreso; “Um olhar negro sobre o Brasil” (2007), com Edson França e Manoel Julião Vieira; e coordenou a segunda edição do clássico “Agrarismo e industrialismo”, de Octávio Brandão. 

 

Mediação:

 

Claudio Daniel

Claudio Daniel, curador de Literatura e Poesia do Centro Cultural São Paulo, é poeta, tradutor e ensaísta. Nasceu em 1962, em São Paulo (SP), onde se formou em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. É mestre Literatura Portuguesa na Universidade de São Paulo. Atualmente, cursa o doutorado na mesma instituição. Publicou os livros de poesia Sutra (1992), Yumê (1999), A sombra do leopardo (2001, vencedor do prêmio Redescoberta da Literatura Brasileira, oferecido pela revista CULT), Figuras Metálicas (2005), Fera Bifronte (2009),Letra Negra (2010)  e o de contos Romanceiro de Dona Virgo (2004). Traduziu poemas do cubano José Kozer, dos uruguaios Eduardo Milán e Victor Sosa, do argentino Reynaldo Jiménez, do dominicano León Felix Batista e outros autores, incluídos na antologia Jardim de Camaleões, A Poesia Neobarroca na América Latina (2004). Publicou também a antologia Na Virada do Século, Poesia de Invenção no Brasil (2002), em co-autoria com Frederico Barbosa, e Ovi-Sungo, Treze Poetas de Angola (2007), entre outros livros.  Em 2007, foi selecionado para o Programa Rumos Literatura, promovido pelo Itaú Cultural, e em 2009 recebeu a bolsa de criação literária oferecida pela Funarte.  Organizou os eventos literários internacionais Galáxia Barroca e Kantoluanda, em 2006, em São Paulo, Artimanhas Poéticas, em 2009 e em 2010, no Rio de Janeiro, e foi um dos curadores do Tordesilhas, Festival Ibero-Americano de Poesia Contemporânea, em 2007, e do Tordesilhas, Poetas de Língua Portuguesa, realizado em Lisboa, em 2010.

Claudio Daniel é editor da revista eletrônica Zunái (www.revistazunai.com.br <http://www.revistazunai.com.br>) e mantém o blog Cantar a Pele de Lontra (<http://cantarapeledelontra.blogspot.com>).

Democracia e Mídia

Data: 14 de fevereiro (sexta-feira)

Horário: Das 20h30 às 22h

Local: Sala Adoniran Barbosa (622 lugares)

Entrada livre; sem necessidade de retirada de ingressos

Centro Cultural São Paulo

Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso (Próximo às estações Paraíso e Vergueiro do metrô)

Informações ao público: 3397-4002

Atendimento à imprensa: 3397-4063/4064

www.centrocultural.sp.gov.br

@CentroCultural | fb: CentroCulturalSaoPaulo

Comments

2 respostas para “Democracia E Mídia É Tema De Debate No CCSP”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.