42 Mil Bicicletas E 38 Mil Carros Compõem O Cenário De Mobilidade Urbana De Sapiranga – RS

images (2)

Com uma população de 75 mil, tem-se uma bicicleta para cada 1,8 habitantes. Cidades vizinhas, de forte presença cultural alemã, e inclusive Porto Alegre, “a cidade dos alemães” durante um século, até 1942, avançam na implementação de ciclovias

Sapiranga – uma cidade sobre duas rodas

São 42.000l bicicletas contra 38.600 carros nas ruas.

Com uma população de 75.000 habitantes, tem-se uma bicicleta para cada 1,8 morador da cidade.

Município tem 18 km de ciclovias e ciclo faixas.

A promessa é de que mais trechos sejam criados. “Entre 2014 e 2015 pelo menos mais6 km serão incluídos neste total” explica o secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Delso Ivan Civa.

Pioneirismo de Campo Bom

Pioneira na implantação de via exclusiva para as bicicletas, CAMPO BOM foi a primeira cidade Latino-americana a ter uma ciclovia, em 1977. Hoje possui cerca de 21 km de extensão, dos quais 7,2 km compreendem um anel que circunda o Centro da cidade.

Ciclovia sob o trem

A exemplo de outros municípios gaúchos, Novo Hamburgo também receberá uma ciclovia. A obra está em andamento e deverá estar concluída até a metade de outubro. Com extensão de 4,5 km , ela irá da Estação Novo Hamburgo, no Centro, até a Estação Santo Afonso. O trajeto é o mesmo da extensão do Trensurb, passando sob a estruturados trilhos do trem. A iniciativa pode até mesmo se estender para outrosmunicípios por onde otrem passa, conforme comentou o presidente da Trensurb, Humberto Kasper.

Exemplos sustentáveis

Em Porto Alegre, quem desejasse deslocar com rapidez ou mesmo dar uma volta para apreciara as belezas pode contar com bicicletas de aluguel. O BikePOA, uma parceria entre prefeitura, banco Itaú e o Sistema de bicicletas SAMBA, oferece 350 bikes em 35 pontos estratégicos. Em Novo Hamburgo também existe o sistema de aluguel de bicicletas.

São Leopoldo também quer

Estudo realizado pelo Instituto São Leopoldo 2024 indica ampla possibilidade de adaptação de trânsito a uma “Cruz de Lorena” , unindo, no sentido vertical Unisinos (Sul) a Scharlau (Norte) e seus braços perpendiculares (a Norte e Sul do Rio dos Sinos respectivamente).

Sapiranga também se mobiliza para receber uma extensão da linha de trens metropolitanos Trensurb, que liga Porto Alegre a São Leopoldo e que está chegando agora também a Novo Hamburgo, recuperando o “trem da história” que começou a circular pioneiramente no Estado já em 1876 e que em breve acabaria chegando à Serra Gaúcha. Em Caxias do Sul, o centenário da chegada dos primeiros trens foi comemorado na Estação Centenário, transformada em museu….

Bike – Objeto da cobiça dos ladrões

Dicas para não ficar a pé

1.       Ao comprar a bicicleta é importante saber a origem dela, principalmente se for usada. É necessário a nota fiscal ou recibo do vendedor com           as características do equipamento.

2.       Uma peça com preço abaixo de mercado é sempre suspeita. Evite incomodar-se com ofertas muito tentadoras.

3.       A carência de bicicletários faz com que os usuários recorram a postes e grades para prender a bicicleta. A tranca do tipo U-LOCK , por ser             de aço, é a mais recomendada.

4.       Procure deixar a bicicleta em lugares de grande movimentação de pessoas.

5.       É recomendável “personalizar” a bicicleta para facilitar a identificação, caso ela seja furtada.

6.       Não deixar acessórios de valor (como faróis) a vista. É recomendável retirá-los temporariamente da bicicleta.

Fonte: Airton Correa Schuch
Contato: acesso@sinos.net

http://www.brasilalemanha.com.br/novo_site/noticia/42-mil-bicicletas-e-38-mil-carros-compoem-o-cenario-de-mobilidade-urbana-de-sapiranga-rs/2505#sthash.tHEoJUdr.dpuf

Comments

2 respostas para “42 Mil Bicicletas E 38 Mil Carros Compõem O Cenário De Mobilidade Urbana De Sapiranga – RS”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.