Com informações do Bike é Legal – Entrou no ar, no último dia 30, o site “Bike é Legal” (www.bikeelegal.com), um portal na internet com discussões, ideias e conteúdos atualizados diariamente sobre bicicleta, mobilidade urbana e sustentabilidade. Entre os principais temas, o site fala sobre a bike no transporte, no esporte, no lazer e na lei, além da mobilidade nas cidades do Brasil e do mundo. Ciclistas que são referência sobre o tema trazem diferentes pontos de vista para o mais novo endereço eletrônico das duas rodas sem motor.
Idealizado pela jornalista e cicloativista Renata Falzoni, que pedala há mais de 30 anos utilizando a bicicleta como meio de transporte, o “Bike é Legal” tem a proposta de discutir, questionar, ensinar e aprender sobre tudo que está relacionado aos temas citados, e pretende ser um ponto de convergência de todos os cidadãos que pedalam, ou não.
O portal “Bike é Legal” é uma realização de Renata Falzoni Produções e Canais ESPN, com patrocínio do Banco Itaú.
“A bicicleta, além de ser um brinquedo saudável, é um veículo de transporte que pode ser integrado com outras modalidades. É uma alternativa para o caos no trânsito das grandes cidades, e é principalmente, uma ferramenta de inclusão social”, diz Renata.
“Para quem aprendeu a pedalar quando criança, a bicicleta também é um instrumento que lhe conecta diretamente com a infância, e resgata as alegrias e outros sentimentos da vida de cada um. O ciclista consegue observar a cidade sob outros ângulos, diferente do motorizado”, continua a cicloativista.
Nas principais cidades do Brasil, cerca de 80% do espaço público urbano é dedicado à circulação de automóveis e estacionamento destes. O cidadão que anda a pé, de transporte público, cadeira de rodas, bicicleta, triciclo, skate, patins, patinete, é excluído de seus direitos e deveres.
O conteúdo advocacy é um dos principais focos do “Bike é Legal”. Nele, o internauta encontra informações para se municiar de argumentos legais em favor da bicicleta, além de trocar experiências sobre as realidades de diversos locais do Brasil e do mundo. Costumes e políticas públicas de outros países podem servir de referência, pois muitas vezes é desgastante para o cidadão que pedala ter que justificar o uso da bicicleta na cidade.
Tudo isso e muito mais são temas de questionamentos e discussões no site “Bike é Legal”, através de conversas, textos, fotos, áudios, vídeos e artes.
Setembro, o mês da mobilidade, já vai começar com tudo! Com o site em plena atividade e algumas surpresas que estão preparadas para a semana do dia 22, o Dia Mundial Sem Carro.
http://www.sosma.org.br/blog/site-bike-e-legal-promete-agitar-o-mes-da-mobilidade-no-pais/#.dpuf
Deixe um comentário