Pernambuco Criativo foi inaugurado na UFPE e faz parte da Rede de Incubadoras Brasil Criativo. (Fotos de Thaís Mallon)
16.9.2014
Empreendedores pernambucanos terão um espaço de apoio e fomento para seus negócios criativos culturais na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A ministra da Cultura, Marta Suplicy, inaugurou (16/9), a incubadora Pernambuco Criativo, a primeira instalada em uma universidade. Em clima de festa e alegria, a solenidade ocorreu por volta das 12h e contou com a presença do grupo Maracatu Piaba de Ouro, da Orquestra Sinfônica e da Orquestra de Frevo, ambas da UFPE. Durante o evento, cerca de 45 dançarinos coloriram o espaço e a plateia ouviu músicas populares e eruditas.
A ministra Marta Suplicy considerou o local ideal para a implementação de uma incubadora. “É a primeira incubadora dentro de uma universidade. A UFPE é um ponto de vários cursos e de muita inovação, tem esse espírito inovador, é um local para jovens iniciarem a carreira na área cultural”, afirmou a ministra. Esta é a oitava incubadora inaugurada pelo programa do Ministério da Cultura, Rede de Incubadoras Brasil Criativo. Segundo o secretário de economia criativa, Marcos André Carvalho, até o final do ano, serão ao todo catorze em diferentes estados do país.
Marta Suplicy falou ainda sobre a importância desse tipo de empreendimento e explicou que a cabeça do jovem mudou porque passou a buscar formações que vão além das tradicionais. “A cultura faz parte da vida deles, mas os artistas muitas vezes não sabem como sustentar suas ideias, carreiras e negócios economicamente”, comentou. “A incubadora dá essa orientação, ajuda desde o marketing daquele produto, é como um pai com muitos recursos para ajudar o filho a dar certo”, completa.
Além de ser a primeira incubadora em uma universidade, a Pernambuco Criativo ficará em um local privilegiado do espaço acadêmico. “Funcionará no centro de convenções da universidade, que está em revitalização e que contará com espaços como cinema e anfiteatro”, explicou o reitor em exercício da UFPE, Edimílson Santos Lima. O reitor adiantou também que o espaço levará o nome do escritor Ariano Suassuna.
Já o secretário de cultura do estado, Marcelo Mendes, enfatizou a importância do programa. “A incubadora permite que os artistas tenham consciência da dimensão da economia criativa e da cadeia produtiva envolvida na área da cultura como um todo”, afirmou.
Brasil Criativo
A Pernambuco Criativo é uma parceria entre a UFPE, Secretaria de Cultura do estado e Ministério da Cultura. Ela integrará a Rede Brasil de Incubadoras Criativas. O programa conta com investimentos de R$ 40 milhões e tem como princípios norteadores a diversidade cultural e a inclusão social.
As incubadoras são centros de inovação, empreendedorismo, formação, fomento e promoção de empreendimentos do campo da economia criativa. São espaços de convívio e interação multissetorial entre empreendedores e também multi-institucionais, que reúnem governos, bancos, universidades, o Sistema S e a sociedade civil, promovendo o compartilhamento de experiências e o fortalecimento de redes e coletivos em geral.
As Incubadoras Brasil Criativo oferecem aos agentes culturais cursos e consultorias, planejamento estratégico, assessoria contábil, jurídica e de comunicação, marketing, elaboração de projetos e captação de recursos, e acompanhamento contínuo. Também sediam balcões de crédito, formalização, formação técnica e assessoria jurídica e uma área compartilhada permanente de trabalho colaborativo. As atividades são desenvolvidas por equipes locais, em diálogo com as potencialidades e vocações culturais de cada região.
São parceiros do programa, dentre outras instituições, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio; o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; o Ministério da Educação; o Ministério do Turismo; as secretarias estaduais e municipais de Cultura e de Desenvolvimento Econômico, assim como SEBRAE, SENAC, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e universidades.
Deixe um comentário