16/01/2012 20:56 – Portal Brasil
O projeto Mebrasil tem como principal objetivo resgatar e difundir a cultura nacional para os brasileiros que vivem na Bélgica e, sobretudo, seus filhos, que muitas vezes não conhecem o Brasil, contribuindo para a preservação e fortalecimento da identidade cultural dessas pessoas, por meio da música, dança, literatura e festas populares.
A iniciativa foi selecionada pelo edital Prêmio Pontos de Memória, na categoria Ponto de Memória no Exterior. A premiação, no valor de R$ 50 mil, foi concedida durante o encerramento do Festival Europalia, em Bruxelas (Bélgica), no último domingo (15).
Os recursos contribuirão para que o projeto Mebrasil desenvolva ações para a manutenção das atividades relacionadas à memória social existente, organização e coleta de um acervo de documentários, fotos e entrevistas, revistas e produções científicas referentes à migração brasileira na Bélgica nos últimos 30 anos. Também vão ajudar na realização de oficinas de valorização da cultura brasileira, artesanato, dança, música e teatro, tendo como base elementos da cultura nacional, direcionadas a brasileiros.
O Mebrasil fez parte do Programa de Fomento Ibram 2011 e foi o terceiro colocado na categoria Ponto de Memória no Exterior. Os outros dois premiados na mesma categoria foram Memória Oral da Imigração Brasileira na Espanha, proposto por Elisa Tavares Duarte (Espanha), e Batuque, proposto por Luciano da Luz Mucks (Uruguai). As propostas selecionadas se caracterizam pelo envolvimento e participação de comunidades de brasileiros que vivem no exterior em ações de registro e representação de sua memória.
Fonte: Ministério da Cultura
Deixe um comentário