Projeto Criaticidades explica como a Economia Criativa pode contribuir para o desenvolvimento socioeconômico das cidades brasileiras. Através de cinco programas documentais, o projeto apresenta a história da Economia Criativa e mostra exemplos práticos de municípios que obtiveram resultados positivos ao abraçar a temática.
A iniciativa foi desenvolvida pelas empresas Garimpo de Soluções e Umana Comunicação Inteligente e conta com o patrocínio do banco Santander. Cada programa tem seu próprio tema. O episódio ‘Cidade Criativa’, por exemplo, mostra como cidades encontram soluções inovadoras para os desafios que enfrentam, tal como Paulínia, em São Paulo, – o maior polo petroquímico da América Latina – que encontrou no projeto Magia do Cinema uma oportunidade mais sustentável de geração de renda para comunidade local.
Já o documentário ‘Setores Criativos’ foca nas áreas de Design e Moda para exemplificar a dinâmica dessa nova economia. Nos últimos anos, a São Paulo Fashion Week – talvez o maior exemplo de Economia Criativa do país – vem assinalando as contribuições que podem ser feitas por essas áreas para o desenvolvimento.
No total, são relatos de mais de cinquenta especialistas no tema, que desenvolveram projetos em São Paulo, Brasília, Paraty, Paulínia e até em Londres, mostrando como a criatividade pode trazer crescimento econômico. Com tanto resultado positivo, fica aqui o convite para que mais cidades busquem soluções inovadoras a partir desse conceito!
Deixe um comentário