Nossas cidades precisam de árvores, que muito além de nos oferecerem sua sombra, nos trazem inúmeros benefícios. Mais árvores contribuem para a melhoria no microclima urbano, ajudando a reduzir a temperatura e a poluição do ar. Elevam a permeabilidade do solo e retêm a água da chuva, evitando deslizamentos de terra, erosão e enchentes. Agem como barreira contra ventos, ruídos e luminosidade. Do ponto de vista da biodiversidade regional, elas ainda são fundamentais para o equilíbrio ambiental, servindo de moradia e alimento para pequenas espécies, pássaros, insetos e microrganismos. Além, é claro, do bem estar psicológico de transitar por uma bela área arborizada.
Com tantas vantagens, podemos afirmar que se você quer transformar o seu ambiente, seja no campo ou na cidade, em um local com mais qualidade de vida, uma opção é começar plantando uma árvore. Mas, claro, é preciso seguir algumas dicas para garantir o sucesso da empreitada.
O primeiro passo é escolher o local que se pretende plantar a árvore. Na cidade, esse é um processo que exige um conhecimento prévio das características da espécie para que não ocorram danos à planta nem ao equipamento público, como fiação elétrica e rompimento da calçada por raízes, entre outros. Basicamente, as espécies devem permitir a incidência de sol, coexistir com as redes de iluminação, manter distância adequada das casas e serem de pequeno porte, com raízes superficiais, como a pitangueira. Já áreas abertas e sem vegetação podem receber árvores de diferentes portes, velocidade de crescimento e perfil.
Pesquise e dê prioridade às espécies de árvores nativas de sua região – os órgãos de meio ambiente e os viveiros de mudas costumam ser boas fontes para estas informações. Procure escolher uma espécie que seja viável cuidar e se informe sobre aspectos como frequência de rega e necessidade de podas.
É essencial também que se verifique a necessidade de autorização para plantar no local escolhido. A melhor opção é buscar orientação na prefeitura, secretaria de meio ambiente ou outro órgão responsável pelo tema no seu município.
Muda plantada, há ainda outros cuidados importantes para a manutenção da árvore durante seu processo de crescimento, como você pode conferir no site da SOS Mata Atlântica. Fica a mensagem: plantar e cuidar de uma árvore é mais uma ótima maneira de exercer a cidadania socioambiental e contribuir para um ambiente mais sustentável.
Por Kelly De Marchi, coordenadora de educação ambiental da Fundação SOS Mata Atlântica, que desenvolve projetos e campanhas em defesa das Florestas, do Mar e da qualidade de vida nas Cidades. Saiba como apoiar as ações da Fundação.
Deixe um comentário