Primeira edição do ano do projeto da Associação Cultural Literatura no Brasil será realizada a partir das 19h30 na Comunidade Kolping (Rua Cumbica, 630 Jardim Revista, em Suzano, próximo ao Bazar e à Escola Oswaldo de Oliveira Lima), com entrada gratuita e aberta à população em geral.
O lançamento do livro “Páginas Envenenadas”, de Guilvan Miragaya, e um pocket show com o rapper Lindomar 3L prometem movimentar o Sarau LiteraturaNossa, que retoma suas atividades nesta sexta-feira (20 de fevereiro). O projeto da Associação Cultural Literatura no Brasil será realizado na Comunidade Kolping (Rua Cumbica, 630 Jardim Revista, em Suzano, próximo ao Bazar e à Escola Oswaldo de Oliveira Lima), a partir das 19h30. A entrada é gratuita e aberta ao público em geral. Outras informações pelo telefone (11) 96680-4065.
Para este ano, o grupo traz como uma das novidades a confecção de cartões postais e imãs-poéticos (imãs de geladeira com poesias) com o objetivo de valorizar a participação dos artistas/escritores/leitores, bem como garantir a difusão dos bens e produtos culturais.
Assim como ocorreu em 2014, este ano o projeto contará novamente com o subsídio do Programa de Ação Cultural (ProAC). Além do tradicional sarau que é realizado sempre na terceira sexta-feira do mês, no Jardim Revista, o grupo manterá durante o ano uma série de apresentações em escolas da rede pública, entre outras ações de incentivo à leitura e à produção cultural.
De acordo com a coordenadora do Sarau LiteraturaNossa, Landy Freitas, uma das premissas do projeto é difundir hábitos de leitura em comunidades carentes e divulgar a produção literária dos autores regionais:
“O sarau é um instrumento para mostrar que a periferia também tem coisa boa e não só violência e tragédia, como os noticiários levam a crer. Nos reunimos para produzir e disseminar a cultura, um trabalho que tem gerado muitos frutos tanto no incentivo à leitura quanto na valorização dos artistas locais, o que é indispensável principalmente no cenário que vive Suzano atualmente no aspecto cultural, marcado pela total isenção do poder público local”, diz.
PROGRAMAÇÃO
Para a primeira edição do sarau do ano que acontece nesta sexta-feira (20 de fevereiro) estão previstos o lançamento do livro “Páginas Envenenadas”, de Guilvan Miragaya, e um pocket show com o rapper Lindomar 3L.
Intitulado “O Novo Sempre Vem”, o show que o mineiro de Uberaba, Lindomar 3L trará para Suzano reúne elementos do hip hop. O envolvimento do rapper com essa cultura começou ainda na infância, quando, nas ruas, ele buscava sua sobrevivência como engraxate. Os sons das rádios comunitárias e das fitas cassetes, os eventos de hip hop, o convívio com os adeptos da black music e os cultos na igreja em que seu pai era missionário foram importantes para o desenvolvimento e efetivação de sua arte.
Publicado no final de 2014 pela editora Beco dos Poetas e Escritores, “Páginas Envenenadas” é o primeiro livro de Guilvan Miragaya. A obra é composta por 70 poemas escritos entre 2008 e 2010 que abordam temas como revolta, infância, saudades, ironias e outros venenos possíveis. Além de escritor, Miragaya administra o blog literário Literattus (http://universoliterattus. blogspot.com.br), que reúne vários autores contemporâneos.
Sempre ao final do sarau o microfone permanece aberto para que o público que se apresentou e demais interessados possam declamar uma poesia curta ou um miniconto.
NOVAS MÍDIAS
Pioneira no desenvolvimento de projetos de incentivo à leitura por meio de novas mídias, a Associação Cultural Literatura no Brasil produzirá este ano cartões postais e imãs-poéticos (imãs de geladeira com poesias) como forma de valorizar a participação dos artistas/escritores/leitores, bem como, garantir a difusão dos bens e produtos culturais do projeto em questão.
Os textos que participarão dos imãs-poéticos serão previamente selecionados por uma comissão avaliadora formada por dois membros da Associação Cultural Literatura no Brasil. A seleção será feita até o mês de abril durante os saraus (Jardim Revista e escolas).
Deixe um comentário