Informações publicadas em www.jleiva.com.br e https://istoe.com.br
No dia 24 de julho em evento na Pinacoteca (SP) foram apresentados os resultados da pesquisa realizada pela J.Leiva. A pesquisa realizada em doze capitais brasileiras apresenta detalhes sobre os hábitos e interesses em atividades e equipamentos culturais.
Todo esse trabalho deve embasar novos projetos e políticas públicas nos segmentos da economia criativa.
Sabemos o quanto ainda estamos engatinhando e que ainda nos faltam dados para que possamos saber exatamente onde estamos para podermos planejar onde queremos chegar nas questões sociais, culturais no Brasil.
![]() | ![]() |
Estiveram presentes ao evento os Secretários de Cultura do Município de SP – Sr. André Sturm e do Estado de São Paulo Sr. Romildo Campello. |
J.Leiva
A JLeiva é uma consultoria especializada em cultura, esporte e investimento social, que atende empresas, produtores, instituições públicas e privadas. Realiza também pesquisas e estudos nesses segmentos.
Ao investigar os hábitos culturais dos brasileiros em 12 capitais do País, a pesquisa Cultura nas Capitais, realizada em parceria com o Datafolha, oferece uma ampla visão da nossa identidade cultural e colabora com subsídios para o desenvolvimento de projetos e políticas públicas melhorar a qualidade de vida da população e promover a educação no Brasil.
Pesquisa de hábitos culturais
Pesquisas feitas a partir de entrevistas com a população em geral para investigar aspectos como: perfil e proporção de habitantes que vão, por exemplo, a cinema, teatro, bibliotecas, shows, museus e concertos; que meios usam para se informar sobre atividades culturais, como avaliam alguns equipamentos culturais, quais barreiras mais dificultam o acesso a determinadas atrações etc.
A pesquisa mostra que a leitura é a atividade cultural preferida de brasileiros em 12 capitais, seguida de ir ao cinema, shows de música, festas populares e feiras de artesanato. Bibliotecas e espetáculos de danças ficam à frente de visitas a museus e teatros, e concertos de música erudita são a atividade menos frequentada na área.
68% dos entrevistados disseram ter lido ao menos uma obra literária no último ano – ao mesmo tempo, 15% não tiveram acesso a livro algum, evidenciando a desigualdade no acesso a produtos culturais. Quando o assunto é usar o tempo livre para ler livros, Salvador é capital onde mais pessoas fazem isso, de acordo com o novo levantamento: 72%.
O estudo aponta que 64% dos entrevistados afirmaram ter ido ao cinema nos últimos 12 meses. Entre os paulistanos, o número é 67%. A cidade mais cinéfila entre as pesquisadas é Porto Alegre, onde 70% da população diz ter frequentado um cinema.
Outro dado que chama a atenção é que 72% da população afirma frequentar apenas atividades gratuitas, ou mais gratuitas do que pagas. Em São Paulo, o número é de 75%.
Deixe um comentário