Gaia Brasil Participa De Oficinas Para a Formação De Facilitadores Realizadas Pelo MinC

16970386452_0f7a098981_o
8.4.2015 – 11:33

O programa está em seu segundo ciclo e tem um foco na formação empreendedora do profissional da cultura.

A Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic) do Ministério da Cultura promove, no mês de maio, oficinas do Programa de Capacitação em Gestão de Projetos e Empreendimentos Criativos. A iniciativa ocorrerá no auditório do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em Brasília (DF), de 13 a 15 de maio (3ª turma) e de 27 a 29 de maio (4ª turma).

O programa está em seu segundo ciclo e tem um foco na formação empreendedora do profissional da cultura. Entre os objetivos, está o desenvolvimento de iniciativas de forma sustentável, impulsionando o crescimento do setor de forma equilibrada em todo o país.

A estrutura pedagógica do Programa mescla cursos à distância e presenciais, sendo composto por quatro etapas. O ciclo atual é ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Distrito Federal (Senac-DF) e conta com a parceria da Secretaria de Economia Criativa (SEC).

A 4ª e última etapa da capacitação, da qual fazem parte as oficinas de maio, é destinada à “Formação de Facilitadores”. Constitui-se de encontros presenciais, com carga horária de 24 horas cada, para um total de até 200 alunos – sendo 50 por oficina, selecionados dentre aqueles que se destacarem ao longo do curso pelo perfil colaborativo, capacidade de articulação, além do bom desempenho nas avaliações e atividades em cada disciplina.

A finalidade desta etapa é capacitar agentes com potencial para mediar processos e projetos culturais em seus territórios, para atuar como articuladores locais de pessoas, grupos e instituições. Além disso, esses profissionais buscam estimular, em sua localidade, práticas colaborativas de gestão de projetos culturais e de empreendimentos criativos.

O aluno Carlos Henrique, por exemplo, participou da segunda turma, entre os dias 26 e 29 de março, e considerou o programa de capacitação como um “processo libertador que nos colocou muitas ferramentas, mas possibilitou e incentivou a construção de muitas outras, tendo em vista as nossas realidades de atuação”.

Somente neste 2º ciclo, iniciado em setembro de 2013, o curso atendeu mais de oito mil alunos, tendo como foco principal seus nove polos prioritários (Belém, Fortaleza, Salvador, Rio Branco, Belo Horizonte, Cuiabá, Recife, Goiânia e Brasília), com pelo menos uma etapa concluída.

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura
c/ informações da Sefic

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.