Pela primeira vez no Brasil, a exposição “Grandes Mestres da Arte Popular Ibero-Americana” revela em mais de 1.300 obras, de cerca de 600 artistas, a cultura e as criações artísticas na América Latina, Espanha e Portugal.
A Galeria de Arte do SESI-SP, no Centro Cultural FIESP – Ruth Cardoso, apresenta de 15 de outubro de 2013 a 19 de janeiro de 2014 a exposiçãoGrandes Mestres da Arte Popular Ibero-Americana. Uma parceria entre o SESI-SP e o Fomento Cultural Banamex, do México, esta é a maior e primeira mostra já apresentada no Brasil que revela a beleza, a diversidade cultural e o legado da criação artística artesanal ibero-americana.
A mostra traz 1.330 obras de arte que reúnem mais de 2.300 peças de cerca de 600 artistas, entre esses 79 são brasileiros. A exposição proporciona ao visitante uma visão panorâmica do trabalho dos grandes mestres da arte popular Ibero-americana. Grandes Mestres da Arte Popular Ibero-Americana revela toda a pujança e a riqueza desta arte e evidencia as raízes e tradições que nos são comuns.
“Nos últimos 15 anos conseguimos apoiar a criação e produção de artesanato com ações concretas, oferecendo infraestrutura de oficinas, geração de conhecimento por meio da aprendizagem e formação, divulgação e ajudando a arte popular do mercado. Os resultados do programa são evidentes, especialmente em sua origem social”, diz a curadora Cándida Fernández.
No percurso da exposição, o visitante poderá encontrar trabalhos com diferentes matérias-primas e técnicas reunidas em blocos como cerâmica, trabalho em madeira, papel, tecidos, fibras vegetais, joalheria entre outras manifestações culturais.
A exposição, que já passou por México, Espanha e Colômbia, é resultado do trabalho do Fomento Cultural Banamex, do México, com curadoria de Cándida Fernández, que selecionou criteriosamente a beleza, diversidade cultural e o legado da criação artística artesanal nos países ibero-americanos.
Artistas brasileiros
A arte popular brasileira possui vários expoentes e vertentes técnicas. Com nossas dimensões continentais, sofremos várias influências seja nos materiais utilizados, seja nos resultados estéticos. A mostra trará um recorte interessante desse cenário com 79 artistas brasileiros entre eles Welivander César de Carvalho, “Willi de Carvalho”, Oratório, 2008 – Belo Horizonte (MG); Anapuata Mehinako, Máscaras, 2008, Parque Indígena do Xingú (MT); Marcos Borges da Silva, Marcos de Nuca, Leones, 2008, Tracunhaém (PE) e Glória Maria Andrade, Pareja de Noivos, 2008, Vale do Jequitinhonha (MG).
Mais imagens no FLICKR
Conheça também o hotsite do Fomento Cultural Banamex
Notícias Agência Indusnet Fiesp
|
Deixe um comentário