Texto de Leonardo Cortez, Maldito Benefício,
marca a estreia da Série de Leituras Dramáticas no CCSP
A curadoria de literatura, em ação conjunta com a curadoria de teatro e a Divisão de Bibliotecas do Centro Cultural São Paulo (CCSP) atua na elaboração da leitura dramática da peça Maldito Benefício, de Leonardo Cortez, no dia 18 de junho, às 16h, com entrada franca. O evento inaugura a Série de Leituras Dramáticas, que tem o objetivo de agregar valor às temporadas das peças teatrais em cartaz no CCSP, dar ênfase aos interesses em torno da produção textual, a dramatização e a literatura, além de promover o importante acervo do Banco de Peças Teatrais da Biblioteca Sérgio Milliet.
É importante ressaltar que esta leitura dramática marca uma nova fase da curadoria de literatura e seu empenho de promover interlocuções com os seus mais diferentes gêneros literários e outras linguagens artísticas. Dessa forma, a Série de Leituras Dramáticas permitirá potencializar os interesses de públicos diversos do CCSP, como o público voltado à literatura, os profissionais da área do teatro, estudantes etc.
O dramaturgo Leonardo Cortez, que assina a autoria do espetáculo Maldito Benefício e os atores da Cia. dos Gansos de Teatro farão a leitura de trechos da peça que está em cartaz no CCSP até 30 de junho, dando continuidade a uma importante ação de estímulo à dramaturgia brasileira: juntamente com a apresentação de alguns espetáculos, o CCSP passou a publicar textos inéditos de autores brasileiros e vivos. A impressão acontece na gráfica do Centro Cultural e os textos são distribuídos gratuitamente à plateia e depois abrirão um espaço para uma conversa com o público.
SOBRE A CIA DOS GANSOS
A Cia dos Gansos completou em 2009, dez anos de existência, trazendo na bagagem seis espetáculos e dezenas de temporadas, participações e prêmios em Festivais Nacionais de Teatro. A primeira montagem do grupo foi “Mumu, A Vaca Metafísica,” que estreou em abril de 2000, cumprindo temporada de dois meses no Teatro Laboratório ECA/USP, onde teve uma das maiores médias de público daquele espaço. Com Mumu, a Cia dos Gansos participou do Festival Universitário de Blumenau de 2000, acumulando os prêmios de Melhor Espetáculo, Direção, Atriz e Sonoplastia. A Cia dos Gansos participou também do Festival de Florianópolis, recebendo indicações para prêmios nas categorias Melhor Direção, Cenário, Atriz e Atriz Coadjuvante, recebendo o prêmio de Melhor Ator para Henrique Pessoa. “O Crápula Redimido” foi a segunda montagem da Cia , que além da temporada de estréia no Centro Cultural São Paulo, participou dos Festivais Nacionais de Teatro de Pindamonhanga e Florianópolis. Em Pindamonhangaba o espetáculo levou os prêmios de Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Iluminação e o Prêmio Especial do Júri em Reconhecimento à Qualidade do Texto Original de Leonardo Cortez. Já em Florianópolis os prêmios foram Melhor Iluminação e a Menção Honrosa para Leonardo Cortez, em Reconhecimento à sua Contribuição para o Desenvolvimento da Dramaturgia com o Texto Original de “ O Crápula Redimido”. “O Crápula Redimido” reestreou em São Paulo nos meses de junho e julho de 2004 no teatro Sérgio Cardoso. Em novembro de 2003, a Cia dos Gansos em conjunto com o Grupo Chão de Teatro estreou sua terceira montagem, o monólogo “In Memoriam” de Leonardo Cortez, com interpretação do próprio autor e direção de Frederico Foroni.
“Escombros” estreou no Centro Cultural São Paulo em 12 de agosto de 2005 e cumpriu uma bem sucedida temporada de dois meses na sala Paulo Emílio Salles Gomes. Nesse período, a peça foi assistida por quase 1500 espectadores e foi apontada por segmentos da crítica como um dos melhores espetáculos em cartaz na cidade de São Paulo. Em outubro de 2005, “Escombros” venceu o Festival Nacional de Teatro de Pindamonhangaba acumulando também os prêmios de Melhor Direção para Leonardo Cortez e Frederico Foroni e Melhor Atriz para Mariana Loureiro, além de indicações para as categorias Melhor Ator (Leonardo Cortez), Melhor Ator Coadjuvante ( Valter Lagoa, )Melhor iluminação e Melhor Cenografia. Em novembro de 2005, “Escombros” foi um dos cinco espetáculos selecionados para participar da Mostra Nacional de Teatro de Florianópolis. De fevereiro a maio de 2006, “Escombros” foi um dos seis espetáculos selecionados para participar do Projeto Viagem Teatral do SESI percorrendo doze cidades do interior de São Paulo em apresentações gratuitas. Ainda em 2006, o espetáculo participou da Mostra Nacional de Teatro de Ilha Comprida-SP e fez uma temporada no mês de novembro no Teatro Municipal de Santo André. A Cia dos Gansos estreou o projeto “Trilogia Canalha em Cena” no Centro Cultural São Paulo, apresentando durante dois meses e meio um repertório com os espetáculos “O Crápula Redimido”, “Escombros” e “O Rei dos Urubus”.
O autor
Leonardo Cortez é dramaturgo, ator e diretor. Escreveu várias peças teatrais, entre elas, “Crápula redimido”, “Rua do medo” e “Maldito Benefício”. Atua na Cia dos Gansos de Teatro que tem 15 anos de existência e já montou e encenou diversas peças, inclusive, algumas no CCSP.
Serviço
Sinopse: O texto de Leonardo Cortez traz o vigor das questões contemporâneas em torno das grandes demandas de sobrevivência, com foco no aspecto psicológico das personagens, suas ambivalências entre o desejo do consumismo e a subsistência.
Sala de Leitura Infanto-juvenil. Livre. 120 min. 18/06, às 16h – 16 horas /Sem necessidade de retirada de ingressos
Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso (Próximo às estações Paraíso e Vergueiro do metrô)
Informações ao público: 3397-4002
Atendimento à imprensa: Zaira Hayek e Alvaro Olyntho – 3397-4063/4064
www.centrocultural.sp.gov.br
@CentroCultural | fb: CentroCulturalSaoPaulo
Mais informações para imprensa:
sonia@kavantan.com.br – (11) 3023-3040
http://ciadosgansos.blogspot.com.br/
Deixe um comentário