A Urban Arts oferece obras autorais de artistas independentes em lojas físicas e na internet
14.07.2016| Por Nicole Wey
Gustavo Guedes e André Diniz, proprietários da Urban Arts (Foto: Divulgação)
Quando se fala em obras de arte, a maioria das pessoas imagina gastar milhares de reais para decorar as paredes. Apaixonado por arte e ilustração, André Diniz, 43 anos, queria ir contra esse pensamento. Depois estudar comunicação visual e impressão de arte digital em grandes formatos, ele enxergou a possibilidade de criar um negócio na área e, em maio de 2009, abriu o e-commerce da Urban Arts.
O site possibilita que artistas independentes se cadastrem e vendam suas obras para todo o Brasil. No começo, 15 artistas faziam parte do time. “O e-commerce cresceu muito rápido, principalmente pelo preço convidativo das impressões. Hoje, temos a colaboração de três mil artistas que vendem suas obras autorais”, diz Diniz. Para fazer parte da empresa, os artistas enviam suas obras e passam por um processo de curadoria.
Dois anos depois, o empreendedor abriu a primeira loja física, nos Jardins, em São Paulo (SP). “Por conta do rápido crescimento da Urban Arts e do aumento da demanda, abrimos uma loja que permitisse o contato das pessoas com as obras”, conta o empreendedor. Hoje, as lojas físicas são responsáveis por 85% das vendas e têm em média 1.600 opções de arte diferentes. No site, os clientes encontram mais de 35 mil opções de produtos.
Para Diniz, a Urban Arts se destaca no mercado por ser uma galeria de arte com preços acessíveis. “Abrimos um novo mercado com um novo produto. Nosso objetivo é oferecer arte com bom custo-benefício e que valorize artistas independentes com obras originais”.
Em 2012, as primeiras franquias da galeria foram abertas, uma em Sorocaba (SP) e outra na capital paulista. O objetivo da empresa é chegar a 50 lojas em quatro anos. Desde 2013, Diniz e o sócio Gustavo Guedes, 45 anos, já investiram R$ 4 milhões no negócio.
No último ano, o faturamento foi de R$ 14 milhões e a meta para 2016 é de R$ 21 milhões. “Hoje, são 15 galerias em dez estados e esperamos abrir mais cinco até o final do ano. Uma loja pode ser aberta com investimento inicial de R$ 190 mil”, diz o empreendedor. Em quatro anos, a dupla espera faturar R$ 60 milhões.
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