Comemorando 15 anos de existência da marca, o Concurso Comida di Buteco cresce 52% em todo o país, se consolidando como plataforma de transformação social
Em 2014, o Comida di Buteco contou com a participação de 388 estabelecimentos, em 16 cidades do País. Mais de 400 mil votos foram apurados e cerca de 4 milhões de pessoas visitaram os botecos concorrentes. A cadeia de valor envolvida foi impactada em R$ 90 milhões.
Foram divulgados os primeiros números do Comida di Buteco 2014. Em comparação com a edição de 2013, o concurso teve um crescimento nacional de 52%. “O saldo é extremamente positivo e o evento vem crescendo ano após ano, em todo o país”, afirma Maria Eulália Araújo, Gestora de Botecos e Gestora de Imprensa do concurso. Durante o Comida di Buteco, foram vendidos mais de 340 mil petiscos, nos 388 botecos participantes em todo o Brasil.
Ao todo, o volume de negócios gerados com o evento chegou à marca de R$ 90 milhões e o faturamento dos bares no período foi de R$ 32 milhões.
Mais de 4 milhões de pessoas visitaram os botecos participantes dessa edição do concurso que atraiu mais de 37 mil turistas às 16 cidades participantes. De acordo com a Vox Populi, foram somados cerca de 400 mil votos.
Segundo o vencedor da 7ª edição do Comida di Buteco, em Uberlândia, José Carlos Alves de Medeiro (Carlinho), do Bar do Carlinho, o investimento é favorável diante do retorno que o evento propicia. “Investi cerca de R$ 6.300 com aquisição de maquinário e produtos de consumo, valor muito bem empregado. Valeu à pena aplicar porque toda melhoria é bem vinda. Graças à visibilidade que o Comida di Buteco nos dá, minha clientela cresceu em 55%. O bar lota especialmente nos fins de semana. Fiquei muito feliz com o primeiro lugar”, disse José Carlos Alves.
Mais um ano de sucesso também no mundo virtual
O site do Comida di Buteco atingiu 10 milhões de page views. A página na Rede Social Facebook cresceu 50%.
Empregos
Todo o circuito do Comida di Buteco gerou quase 4.000 empregos, um crescimento de 24% frente à última edição.
Resultados que transformam
Além de equipamentos, o proprietário do Bar do Carlinho, em Uberlândia investiu em mão de obra para reforçar o time que antes era de sete pessoas entre cozinheiro e garçons. Ele conta que para dar conta do aumento da clientela, contratou mais duas ajudantes de cozinha e um garçom para ajudar nos fins de semana. “No período do Comida di Buteco foram 10 funcionários. Em mão de obra desembolsei cerca de R$ 2.500,00”, disse.
O Bar, há 24 anos no mercado, já havia conquistado o título em 2010 (3ª edição) e se consagrou vice campeão este ano. Desta vez o prato que agradou paladares foi o “Mistura Fina”, uma mini almôndega, que leva carnes de vaca, frango e porco e recheio a base de batata doce, queijo ralado e creme de leite, feito pela esposa do proprietário, Simone Ferreira Alves.
“Só quem recebe um prêmio desse nível é que consegue entender a emoção de ser agraciado. Trabalhei para ganhar, mas foram 15 bares concorrendo, uma disputa difícil. Meu bar é simples, minha cozinha é pequena, então só de participar já me sinto feliz, ganhar então é uma emoção ímpar. Agora é só comemorar com a minha esposa, merecedora do prêmio. O troféu é fruto de um trabalho feito com amor e dedicação”, afirma Carlinho.
Hoje o Comida di Buteco é reconhecido como importante mola propulsora de transformação do negócio “boteco” no país, conferindo ao termo um novo significado. Para 2015, o objetivo da marca é chegar também aos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Pernambuco. “Já iniciamos o processo de seleção dos botecos. Em breve teremos mais mercados botequeiros beneficiados por tudo aquilo que o Comida di Buteco proporciona”, revela Maria Eulália.
Destaque como o maior concurso do ramo no Brasil, o Comida di Buteco foi realizado simultaneamente em 16 cidades (BH, Montes Claros, Ipatinga, Juiz de Fora, Poços de Caldas e Uberlândia, além de outras cidades fora de Minas Gerais como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Fortaleza, Belém, Manaus, Goiânia, Campinas, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto).
De acordo com a gestora, mais importante que os números é poder comemorar essa trajetória, tendo indicadores que comprovam que o conceito do Comida di Buteco, que acaba de completar 15 anos, está consolidado. “O mais gratificante, quando chegamos ao final de uma edição, é perceber que a missão do concurso, ano a ano vem sendo reforçada: transformar vidas, através da cozinha de raiz – boteco extensão de sua casa”, finaliza Maria Eulália.
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