postado por Daniele Carneiro em 5.5.14
A Biblioteca Sem Paredes é um projeto voluntário de Patrícia Chamon e Carlos Farias que busca promover e incentivar a leitura na capital do Rio de Janeiro. Os livros são arrecadados e doados por amigos ou pessoas interessadas em partilhar leitura e depois são disponibilizados em praça pública, numa banca para as pessoas que circulam pela Feira Desapegue-se.
Patrícia e Carlos começaram suas atividades com a Biblioteca Sem Paredes em dezembro de 2011 na Feira Desapegue-se, evento que ocorre uma vez por mês no bairro do Grajaú no Rio de Janeiro. Essa feira de sustentabilidade é um evento inspirador que oferece produtos diversos voltados para uma alimentação saudável, tem preocupação com o respeito ao meio ambiente e fortalece a prática da troca de objetos por outros, inclusive por abraços. A Patrícia é gestora do projeto e arrecada as doações, ela também é responsável pelo custo mensal da banca no espaço da Feira Desapegue-se. O Carlos é estudante de biblioteconomia na Unirio, e cogestor da Biblioteca Sem Paredes, responsável pela distribuição e entrega dos livros, bem como por manter a página no Facebook atualizada.
Com a parceria consolidada, a Patrícia arrecada os livros e guarda em casa e o Charles disponibiliza os livros tanto na feira quanto nas ruas, na universidade onde estuda, nos ônibus, no metrô e nos trens da cidade. Ele também oferece os livros pela página da Biblioteca Sem Paredes no Facebook e marca um local para a entrega. “Sempre tenho livros comigo para doar às pessoas. É um prazer imenso ver a reação delas quando as presenteamos com um livro. A única coisa que pedimos é que após ler, passem os livros adiante. O objetivo é que as pessoas peguem livremente os livros, levem-nos, leiam e depois os passem adiante. Com isso, facilitamos o acesso ao conhecimento, promovemos o hábito de leitura e incentivamos o desapego”.
Feira Desapegue-se
Os frequentadores da Feira são pessoas da vizinhança e de bairros próximos. Segundo Charles: “a energia é incrível e sempre recebemos muitas doações dos amigos que nos visitam bem como disponibilizamos os livros. Nosso desejo é poder fazer algo igual em mais praças de nossa cidade ao menos uma vez por semana, mas temos problemas de logística e não temos patrocínio para que isso aconteça”.
A Biblioteca sem Paredes funciona por meio de trabalho voluntário dos organizadores e de doações de livros recebidas dos usuários. A cada edição da Feira, é montada uma banca do projeto que disponibiliza os livros do acervo para que o público empreste e leve para casa. “Com isso, realizamos na prática o princípio de desapego que orienta esta feira de trocas e economia solidária, e, especificamente, o lema do projeto: ‘Leia e passe adiante’. A cada mês a banca funciona das 9h às 14h”.
Através do perfil no Facebook, criado para divulgar o projeto, Charles e Patrícia querem influenciar as pessoas a fazerem o mesmo: “é muito simples e prazeroso. Recebemos visitas de gente de todo lugar do Brasil e do exterior”. Através do Facebook os livros são partilhados com os visitantes e a forma como isso acontece é das mais simples: uma foto da capa do livro ou da folha de rosto é postada com sua resenha, e a pessoa interessada só tem que dizer o título que quer, e este imediatamente fica reservado esperando que seja marcado o dia e local da entrega do livro. Esta operação é feita sem nenhum ônus da parte de quem ganha o livro: “Outro desejo que temos é o de poder enviar livros para os leitores com a Biblioteca Sem Paredes bancando a remessa, mas tudo isso ainda é um sonho”.
No momento a partilha de livros acontece no Rio de Janeiro em razão do projeto ainda não ter uma verba específica para enviar livros para outros estados e até países distintos. Esta é uma das metas da Biblioteca Sem Paredes para 2014, já que a página no Facebook é visitada por pessoas de diversos estados brasileiros e também de países como Portugal e México. O Carlos conta mais: “Eu estudo na UNIRIO (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e quem visita a página do Facebook da Biblioteca Central da universidade pode chegar num link da nossa, é um apoio que recebemos e que comprova a seriedade do nosso trabalho”.
Em uma estimativa feita no mês de dezembro de 2013, Carlos e Patrícia calculam que o projeto partilhou uma média de 500 livros nos dois últimos meses do ano.
A Biblioteca Sem Paredes tem um marcador de página que é doado juntamente com os livros. No marcador os organizadores do projeto definem com a seguinte frase a sua missão: “Doar livros propagando o conhecimento e ampliando o horizonte do maior número de pessoas, esta é nossa missão.” Este é um sonho que Carlos e Patricia conseguiram tornar real: “Queremos conseguir apoio e suporte para poder fazer mais e melhor, tomara que consigamos o quanto antes”.
Quer ajudar?
Entre em contato pela página no Facebook do projeto: https://www.facebook.com/BibliotecaSemParedes
Ou pelo e-mail: farias.c.a.biblio@gmail.com
Visite a Feira Desapegue-se todo mês na Praça Edmundo Rego – Grajaú, Rio de Janeiro, RJ.
Leia mais:
Matinfeira tem livros livres e produtos orgânicos no litoral do Paraná
Bibliorodas – é assim que se faz uma revolução literária!
Bibliotecas do Brasil na Feira do Livro de Araucária
Daniele Carneiro – Bibliotecas do Brasil
contato@bibliotecasdobrasil.com
Fotos: Carlos Farias – Bibliotecas Sem Paredes
Deixe um comentário