Publicado em 09 Setembro 2016 em http://www.ufam.edu.br/
Homenagens a professores e debate sobre empreendedorismo no Amazonas foram as atividades que reuniram estudantes, docentes e egressos, no primeiro dia do evento que celebra os 50 anos do curso de Administração da UFAM. A abertura do “Intercâmbio de Conhecimentos” ocorreu na noite de quinta-feira, 8, no auditório Eulálio Chaves. Palestras, workshops e minicursos também estão na programação.
Participaram da mesa de abertura do evento, a reitora da UFAM, professora Márcia Perales, o vice-reitor, professor Hedinaldo Lima, o diretor da Faculdade de Estudos Sociais (FES), professor Sylvio Puga, a chefe do Departamento do curso de Administração, professora Kleomara Cerquinho, os coordenadores dos cursos, professores Tristão Cavalcante e Paulo Negreiros. Representando o presidente do Conselho Regional de Administração, Antônio Jorge Campos, estava o diretor administrativo financeiro do órgão, Inácio Guedes.
Em pronunciamento, a reitora destacou a grande contribuição que o curso de Administração da UFAM deu ao longo desses 50 anos para o desenvolvimento do Amazonas, formando profissionais e pesquisadores na área, além de ser referência para outras instituições de ensino no estado. “É quando estamos em um momento como esse que temos a oportunidade de mencionar pessoas que são reconhecidas pela dedicação, compromisso e competência; e que fazem com que a nossa Instituição seja cada vez melhor”, disse, referindo-se aos profissionais que colaboraram para a consolidação do ensino de Administração na Universidade. “Estamos aqui para celebrar, mas também para olhar para o futuro e ousar, com competência”, declarou, estimulando estudantes e profissionais a traçar maiores conquistas para os próximos anos do curso sempre aliando a formação técnica de excelência com o compromisso social.
O vice-reitor da Universidade ressaltou o papel dos precursores entre os quais docentes e gestores que venceram as dificuldades iniciais e lançaram as bases para o curso de Administração da UFAM, reconhecido pelos bons resultados obtidos. “Quero parabenizar a todos que ao longo desse tempo todo ajudaram a construir o curso de Administração da UFAM”, expôs, lembrando que as conquistas institucionais resultam do trabalho coletivo e do compromisso individual.
Para o diretor da FES, professor Sylvio Puga, foi graças ao olhar futurístico dos pioneiros que, na primeira metade da década de 60, idealizaram o curso de Administração que, mesmo sem a instalação da Zona Franca de Manaus e condições que favorecessem a formação acadêmica e absorção dos graduados, investiram esforços em algo que se tornaria fundamental não somente para a capital, mas para o estado do Amazonas.“Esses nossos professores, lá do início, com menos condições e recursos, fizeram o máximo para chegar onde chegaram”, homenageou o diretor, citando nomes como os dos professores Randolfo Bittencourt e José Seráfico.
Chefe do Departamento de Administração e responsável pela organização do evento, a professora Kleomara Cerquinho e sua equipe trabalharam para reunir alunos, empresários egressos e outras instituições de ensino nos dois dias de programação alusivos ao jubileu de ouro do curso da UFAM. “Essa comemoração é para conhecer e compartilhar conhecimentos na área”, frisou a organizadora.
Reconhecimento
Para reconhecer e agradecer a contribuição docente para a área de Administração no Amazonas, o evento homenageou os grandes mestres com placa alusiva ao mérito. Dentre os condecorados estavam: Andréa Lanza, Armando Araújo Jr., Luiza Bessa, Ricardo Nogueira, Sandro Santiago, além dos fundadores Randolfo Bittencourt e José Seráfico.
Intercâmbio de conhecimentos
A noite encerrou com a mesa-redonda composta por oito empresários locais, que compartilharam com o público a trajetória para criação e gerenciamento de suas instituições, bem como a contribuição da formação acadêmica no processo.
Categoria: Notícias / Arquivo de notícias
Deixe um comentário