Projeto de Lei que tramita no Senado quer implantar disciplina nas escolas
por: Ana Carolina Becker – http://www.folhadomate.com/
Data: 16/07/2016 |
Empreendedorismo significa empreender, propor algo novo, melhorar e desafiar-se. É justamente por este motivo que a Folha do Mate te questiona, se empreendedorismo se tornasse uma disciplina, você aprovaria? Um Projeto de Lei que tramita no Senado quer implantar a disciplina de empreendedorismo em nível fundamental, médio e superior.
Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do Mate
Em Venâncio Aires, apenas o Colégio Bom Jesus Nossa Senhora Aparecida possui a disciplina implantada desde 2008 para alunos de 6° a 8° ano e, na rede municipal, escolas já participaram de projetos com intuito de desenvolver o método. A intenção, segundo proposta do senador José Agripino (DEM-RN) é promover e mostrar que os conhecimentos de empreendedorismo não serão úteis apenas para os jovens que vão se tornar empresários, mas para desenvolver um ensino mais criativo e formar pessoas com mais iniciativa. O texto teve decisão terminativa e pode seguir diretamente para análise da Câmara dos Deputados.
Conforme o diretor do Instituto Federal Sul Rio-grandense (IFSul), Cristian de Oliveira Conceição, a instituição também conta com a disciplina no 4º ano do integrado e nos subsequentes. É desenvolvida disciplina ‘Gestão e Empreendedorismo’.
Em contato com a 6ª Coordenadoria Regional de Educação foi salientado que atualmente não se tem nenhuma orientação sobre o assunto, justamente por ainda se tratar de um projeto de lei. Mas, conforme informado, como a Base Curricular Nacional vem sofrendo modificações e devem ser as diretrizes, talvez a questão do empreendedorismo seja encaixada dentro da parte sustentável.
UMA NOVA VISÃO
De acordo com a diretora do Bom Jesus, Inês Schwertner, os alunos participam de uma hora aula semanal e se envolvem com a disciplina. ‘Eles gostam, pois podem trabalhar em cima de uma produção, onde tentam criar novas visões’, destaca. Além disso, o empreendedorismo em sala de aula é uma forma do estudante buscar mais alternativas criativas para os problemas que surgem.
Na justificativa do PL, fala-se de uma escola brasileira que promove a repetição e não a criatividade. ‘Os reflexos sociais e econômicos desse paradigma são danosos, uma vez que ele tolhe aquilo que o brasileiro tem de melhor: a espontaneidade, a irreverência e a capacidade de criar. É preciso romper essa lógica’, descreve.
A partir disso, a intenção da implantação vem para romper essa barreira e desenvolver um saber mais criativo no ensino fundamental, ensino médio e no campo superior. A inserção não quer formar novos empresários, mas sim, promover atitudes de criatividade, assertividade e busca da inovação. ‘ Isso vale tanto para o campo empresarial, para o setor público, para o voluntariado, quanto para o mundo artístico e até mesmo para a vida privada’, explica o projeto.
REDE MUNICIPAL
Em 2013 e 2015, conforme a assessora pedagógica da secretaria de Educação de Venâncio, Grasielle Vogt, foi desenvolvido um projeto dentro da rede municipal onde algumas turmas participaram de oficinas envolvendo o empreendedorismo. ‘É importante eles saberem sobre isso, conhecerem como podem se manter e o quanto custa para isso’, destaca.
Em 2013, participaram de atividade promovida pela associação educativa Junior Active a partir do projeto ‘Vantagem de permanecer na escola’ onde conheceram como se manter nos dias atuais, fazendo orçamento de aluguel, fazer comprar com um salário mínimo. No ano passado, uma passado uma parceria com a Caciva foi desenvolvida e trabalhou com a temática dentro da sala de aula.
De acordo com a assessoria, as escolas pedem para o projeto voltar a ser executado devido aos resultados positivos gerados. A intenção, conforme ela, é que algo envolvendo a temática volte a ser realizado nas escolas municipais e, talvez, constantemente, ao invés de apenas um turno.
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