30.06.2015 –
Uma rede de Universidades Públicas se organizou para desenvolver atividades culturais conjuntas. Esse é o projeto piloto Corredor Cultural que foi apresentado ao ministro Juca Ferreira, e aos secretários Guilherme Varella, da Secretaria de Políticas Culturais (SPC) e Juana Nunes, da Secretaria de Educação e Formação Artística e Cultural (Sefac), na tarde do último dia 30 de junho.
O projeto piloto tem a participação de 20 Instituições de Ensino Superior, de um total de 37, e será implementado na região Sudeste. Segundo o coordenador do projeto, Paulo Cézar Junior, diretor de Cultura da Unifei (Universidade Federal de Itajubá), de agosto a setembro serão realizados 43 eventos, como cursos, oficinas, entre outros. “O que a gente quer é que a cultura seja um direito da Universidade”, disse Júnior.
Júnior contou que o projeto possui recursos próprios e que a ideia do Corredor Cultural surgiu de um evento do MinC realizado em Salvador (BA), há dois anos. O ministro se mostrou otimista com a iniciativa. “Essa é uma experiência regional que ultrapassa os estados. Você tem Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Se cada região do Brasil tivesse essa articulação, facilitaria o impacto da cultura que circula. Quanto mais a Universidade se misturar com a sociedade, é a gente quem ganha”, afirmou Juca.
A secretária da SEFAC, Juana Nunes também comemorou. “É excelente a iniciativa de que várias universidades mobilizadas pelo encontro que o MinC realizou em Salvador para pensar uma política cultura voltada para as universidades brasileiras tenham se mobilizado e construído essa relação com o Sudeste todo, pensando o fortalecimento da cultura nas suas instituições. Agora temos uma Secretaria de Educação e Formação Artística e Cultural voltada para estimular projetos como esse nas Universidades, nas Escolas e na Formação Técnica Profissionalizante. Iniciativas como essa é que a gente quer ver proliferar pelo País inteiro”, finalizou.
Também participaram do encontro a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da UFU (Universidade Federal de Uberlândia), Dalva Maria Silva, o diretor do Instituto de Geografia da UFU, Claudio Di Mauro, o diretor de Cultura da UFU, Luiz Carlos, e a coordenadora de Cultura da Unicamp (Universidade Estadual e Campinas), Margareth Vieira e o assessor especial do Ministro da Cultura, Gabriel Portela.
Karine Gonzaga
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura
Deixe um comentário