Depois Do Meu Rio E Minha Sampa, Rede Nossas Cidades Busca Fundadores Pelo Brasil

Enviado por NossaSP em sex, 10/10/2014 – 15:29

logo_redensp[1]
Rede de cidades mobilizadas seleciona pessoas que queiram levar tecnologias e metodologias de mobilização para suas cidades. O programa inclui um mês de residência e até um ano de incubação e foi anunciado na terça-feira (7) durante o evento TEDGlobal, no Rio de Janeiro.

A Rede Nossas Cidades é uma rede de redes, criada em 2011 no Rio de Janeiro com o Meu Rio e a partir de 2014 em São Paulo com a Minha Sampa. Através de ferramentas online e ações offline, a rede estimula o compartilhamento de conhecimento, talento, recursos e tecnologia na criação e divulgação de mobilizações que transformem as cidades em direção aos desejos de seus cidadãos.

Agora, a rede busca pessoas dispostas a levar esse mesmo modelo para outras cidades do país. Com o apoio do prêmio arrecadado no Desafio de Impacto Social da Google Brasil, a iniciativa lançou na terça-feira (7) durante a conferênciaTEDGlobalseu programa de residência e incubação para fundadores da Rede Nossas Cidades (fundadores.nossascidades.org). As inscrições estão abertas para empreendedores e ativistas interessados em assumir a construção de um laço dessa rede nas suas cidades, usando a mesma tecnologia e metodologia para que milhares de cidadãos criem suas próprias mobilizações e se aproximem da tomada de decisão política.

Zuleica Goulart, coordenadora de mobilização da Rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis, será uma das “provocadoras” da Rede Nossas Cidades.

Os provocadores, segundo a Rede Nossas Cidades, serão fundamentais no processo de formação de nossos empreendedores. Compartilhando sua história, sua experiência, seu conhecimento e sua visão de mundo, contribuirão de maneira determinante para inspirar os fundadores dessas rede.

Atualmente a rede é formada por mais de 170 mil pessoas, que já participaram de ações virtuais ou presenciais, engajadas na construção de cidades mais inclusivas, sustentáveis, criativas, compartilhadas e gostosas de se viver. De 2011 pra cá, muitas vitórias já foram conquistadas. Graças a ação de milhares de pessoas através dos aplicativos criados pela rede, a demolição da 4ª melhor escola pública do Rio, em nome das obras da Copa do Mundo, foi barrada; um projeto exemplar de reciclagem em uma favela do Rio foi salvo de um despejo anunciado pelo governo; e uma delegacia especial para lidar com casos de pessoas desaparecidas foi criada.

“Esses são apenas alguns exemplos que comprovam que a participação dos cidadãos nos processos de decisão de suas cidades podem trazer resultados expressivos”, defendeu Alessandra Orofino, co-fundadora do Meu Rio, durante sua participação no evento TEDGlobal, que este ano está sendo transmitido para o mundo direto da Praia de Copacabana para celebrar a inovação, o dinamismo e a criatividade do hemisfério Sul do planeta.

Os fundadores selecionados para participar do programa serão treinados por profissionais e mobilizadores de peso na sede da Rede, no Rio de Janeiro, onde receberão orientações valiosas para desenhar estratégias de mobilização, comunicar-se em rede, construir sua marca, definir processos de trabalho, solucionar questões burocráticas, desenvolver oportunidades de sustentabilidade e tudo mais que for necessário para lançar a sua de rede de mobilização local.

Após a residência, os fundadores terão o acompanhamento da Equipe Nossas Cidades durante um período entre 6 meses e 1 ano, até que estejam prontos para dirigir seu próprio time, coordenar suas mobilizações e se sustentar.“Nós acreditamos que a construção de cidades melhores começa com cidadãos mais engajados.

Nesse sentido, esse é um programa para quem quer empreender para transformar o mundo, começando pela sua cidade”, diz Alessandra.“Esse programa não é para os fracos, e sim para os apaixonados, que irão dedicar, de coração aberto, tempo, energia e talento para construir cidades melhores”, completa.

Para ser um fundador-diretor de uma rede de mobilização na sua cidade o candidato precisa provar sua garra, criatividade, sede de mudança e veia realizadora. As inscrições para a 1ª turma de fundadores vai até o dia 30/11.

Para saber mais acesse: fundadores.nossascidades.org/

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.