Novo laboratório pretende criar novas plataformas para analisar as redes sociais
POR O GLOBO
02/10/2014 11:19 /
RIO — O Massachusetts Institute of Technology (MIT) anunciou nesta quarta-feira a criação de um Laboratório para Máquina Sociais (LSM, na sigla em inglês), em parceria com o Twitter. Com um investimento de US$ 10 milhões, e o acesso livre a todos os tuítes públicos disponibilizados on-line desde 2006, a iniciativa terá como objetivo desenvolver novas tecnologias para a compreensão de padrões semânticos e sociais nas mídias digitais.
De acordo com o MIT, o meta do novo laboratório será criar novas plataformas para que indivíduos e instituições possam identificar, discutir e atuar sobre problemas sociais urgentes a partir da sua percepção nas redes sociais. Trata-se do primeiro investimento do Twitter em pesquisas acadêmicas, e a sua duração inicial será de ao menos 5 anos.
A natureza pública dos conteúdos públicos do Twitter tem sido uma matéria-prima importante para pesquisadores, que têm estudado determinados temas, como saúde e política, e o sentimento do público em relação a eles, assim como a natureza da difusão digital da informação. De acordo com a rede social, cerca de 500 milhões de tuítes são publicados na sua plataforma a cada dia.
— Com o investimento, o Twitter pretende aproveitar a oportunidade para mergulhar nas pesquisas para entender o papel da rede social e de outras plataformas na forma como as pessoas se comunicam, o efeito que o fluxo rápido de comunicações pode ter e aplicá-lo para encontrar questões sociais complexas — afirmou o diretor executivo do Twitter, Dick Costolo, sobre a iniciativa.
Para Joi Ito, diretor do MIT Media Lab, as mídias sociais nos levam a emergência de uma nova era das comunicações e de engajamento:
— O LSM, em colaboração com o Twitter, vai criar ferramentas analíticas para ajudar a transformar a visão da esfera de um novo público em realidade — afirmou.
Read more: http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/twitter-investe-us-10-milhoes-na-criacao-de-centro-de-pesquisa-no-mit-sobre-midias-sociais-14113976#ixzz3FCntnvgJ
Deixe um comentário