O encontro ocorrido na sede da ADRAT (Suzano) contou com presença de parte dos municípios do Alto Tietê. Na ocasião foram apresentados o Colegiado Setorial do Artesanato, órgão do Conselho Nacional de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, representado pela Sra. Fernanda Bellinaso (foto) e o Plano Setorial do Artesanato.
A Rede de Economia Criativa junto com a Gaia Brasil estão na articulação para a realização dos encontros presenciais no Estado de São Paulo esclarecendo a artesãos e todos os interessados sobre o Plano que deverá ter metas de ações para os próximos dez anos no setor. (veja as próximas datas aqui)
São claras muitas das necessidades dos artesãos quer em capacitação para a gestão de seus negócios, quer na colocação de seus produtos no mercado regional, nacional e/ou internacional. É importante que a mobilização ocorra tendo em vista que muitas das atividades e ações definidas no Plano podem ainda ter as contribuições de todo um setor com foco principalmente no sucesso dos empreendimentos. Tudo o que for definido agora – com a participação importante e fundamental do maior número de artesãos – servirá para o embasamento das políticas públicas em todos os níveis (municipal, estadual e federal).
Ao final do encontro um pequeno grupo ficou ainda conversando sobre novas possibilidades para o Alto Tietê (SP). Entre os presentes o Sr. Pedro de Maio (Secretaria de Cultura – Ferraz de Vasconcelos) teceu excelentes considerações sobre rumos para o segmento.
Deixe um comentário