O site Só Notícia Boa, do jornalista Rinaldo de Oliveira, ganhou recurso de acessibilidade, para levar informações a deficientes auditivos e visuais (parciais). A ferramenta, desenvolvida pelo Instituto CTS, estreou na página estreou nessa quarta-feira, 16.
Com a novidade, além de ler em português, os leitores poderão ouvir os conteúdos publicados no site e ver a tradução em LIBRAS, a Língua Brasileira de Sinais, adotada por grande parte dos 10 milhões de surdos brasileiros. O mecanismo também dá suporte aos analfabetos funcionais, daltônicos, disléxicos e outras pessoas com necessidades especiais físicas e sensoriais.
Leia Mais: “Quem disse que notícia tem que ser ruim?”. O caso do site Só Notícia Boa
“Vamos atingir um público maior e, com isso, levaremos mais notícias boas, informações positivas, o que sempre foi nosso foco”, destaca Rinaldo. Com o avatar Rybená – que significa “comunicação” na língua Xavante -, a tradução simultânea é feita de forma intuitiva.
O Rybená foi criado pelo Instituto CTS, que desenvolve soluções tecnológicas voltadas para a área social. Atualmente, a plataforma conta com um banco de dados com mais de 6.000 gestos, que representam aproximadamente 450.000 palavras. O trabalho é atualizado constantemente por um grupo de linguistas.
“Não há nenhum site de notícias com essa tecnologia. Talvez possamos incentivar que outros portais adotem a mesma tecnologia. O mais interessante é que não precisa de plugin, fazer download ou instalar nada. A ferramenta funciona online”, explicou.
Compartilhado de: http://portal.comunique-se.com.br/index.php/imprensa/74179-info
Deixe um comentário