Itinerada pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com o Museu da Imigração, o Consulado Geral do Peru em São Paulo e a Prefeitura de Lins, a mostra “Qhapaq Ñan: O Caminho Inca” continua em cartaz no Museu Histórico e Arqueológico da cidade, até dia 15 de dezembro (domingo).
A exposição apresenta, por meio de imagens e objetos, a principal passagem andina, conhecida como “Caminho Real” ou “Caminho Inca”. A famosa rota que une a cidade de Cuzco, no Peru, ao sítio arqueológico de Machu Picchu, é uma parte mínima e tangencial do grande sistema de vias do império incaico denominado Qhapaq Ñan.
O caminho principal envolve ainda o Equador e a Argentina em mais de 5 mil quilômetros de extensão. Composta originalmente por 80 fotos e cerâmicas tradicionais do Peru, a mostra, elaborada em 2005, aborda esses trajetos contando também um pouco da história do povo inca. As imagens são de autoria de diversos fotógrafos e têm curadoria do Ministério das Relações Exteriores do Peru.
Aberta ao público e com entrada gratuita, a mostra pode ser vista de terça a domingo, das 9h às 17h. O endereço do Museu Histórico e Arqueológico é Rua Aureliano Resende de Andrade, n°100. Outras informações podem ser obtidas pelo (14) 3529-2302 ou pelo site www.sisemsp.org.br.
Serviço:
“Qhapaq Ñan: O Caminho Inca”
Período: até 15/12 (domingo)
Local: Museu Histórico Arqueológico de Lins (Rua Aureliano Resende de Andrade, n°100 – Lins/SP)
Horário: de terça a domingo, das 9h às 17h
Informações: (14) 3529-2302
Deixe um comentário