Com o objetivo de promover o turismo cultural no Brasil, o Ministério da Cultura realizou, no dia 08, uma reunião com os dirigentes do Sistema MinC para discutir a criação de um novo Acordo de Cooperação Técnica entre o ministérios da Cultura e do Turismo. Os dois ministérios já haviam estabelecido um acordo de 2007 a 2012 que, dentre outras ações, desenvolveu o Programa de Qualificação dos Museus em todo o país.
Além do encontro do dia 08, que contou com as presenças do ministro interino Marcelo Pedroso, do secretário de Políticas Culturais, Américo Córdula, da secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural Márcia Rollemberg, no dia 09 foi realizada uma oficina, que teve a participação de técnicos do Ibram, Iphan, e Fundação Cultural Palmares, onde foram discutidas as propostas que constarão do novo acordo.
Durante a oficina foram debatidos, dentre algumas propostas, a realização de turismo em comunidades tradicionais e as ações e projetos convergentes com turismo e cultura, além da definição do foco de atuação do MinC no acordo de cooperação técnica.
Os resultados da oficina possibilitaram compreender a diversidade de ações e projetos implementados no sistema MinC que possibilitam a construção de uma política pública entre MinC e Mtur para o fortalecimento do Turismo Cultural no Brasil.
O acordo tem ainda como objetivo o incentivo ao desenvolvimento sustentável e ao alcance das metas do PNC, especificamente, a Meta 10, que diz respeito ao aumento de 15% do impacto dos aspectos culturais na média nacional de competitividade dos destinos turísticos brasileiros.
Na próxima semana, o Ministério da Cultura terá uma reunião com o Ministério do Turismo para dar andamento ao Acordo de Cooperação Técnica.
(Redação: Heli Espíndola, Ascom/SPC)
Deixe um comentário