UNICEF Lança Manifesto Sobre Direito Ao Esporte

 

O manifesto faz parte da campanha Podemos ser ainda melhores que convida cada país participante dos jogos da Copa a conquistar a estrela do UNICEF, que representa o compromisso de trazer mais vitórias para a infância.

Brasília, 06 de junho – Já está circulando pelas redes sociais a nova campanha do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) Podemos ser ainda Melhores. A campanha traz um manifesto para mobilizar e sensibilizar o público sobre a importância de garantir o direito ao esporte seguro e inclusivo para todas as crianças e todos os adolescentes.

A campanha circula nas mídias sociais e faz parte da estratégia do UNICEF de utilizar a paixão pelo futebol e os esportes para construir uma cultura de respeito aos direitos de todas as crianças e adolescentes. Por isso, a campanha traz um manifesto pelo direito ao esporte, convidando os países a fazerem uma reflexão de como podem ser ainda melhores.

As ações da campanha contam com a participação do coordenador técnico da Seleção Brasileira de Futebol, Carlos Alberto Parreira, nomeado Campeão do UNICEF pelo Direito ao Esporte Seguro e Inclusivo, da jogadora de futebol Marta e do craque Chicharito (Seleção do México).

Criada pro bono para o UNICEF pela agência Ogilvy, a campanha Podemos ser ainda melhores aproveita o contexto da Copa do Mundo para convidar cada país participante dos jogos a uma conquista diferente: a estrela do UNICEF, que representa o compromisso de trazer mais vitórias para a infância. E integra também a iniciativa global #TeamUNICEF, em sintonia com a iniciativa regional (América Latina e Caribe) pelo direito ao esporte #VamosJogar .

A campanha Podemos ser ainda melhores teve o seu ponta-pé inicial numa atividade realizada na Granja Comary, na quinta-feira, dia 05, onde a equipe técnica e os jogadores da Seleção Brasileira receberam 30 crianças de projetos sociais de organizações parceiras do UNICEF.

Direito ao Esporte – No Brasil, o esporte é um direito reconhecido por lei. Entretanto, nem todas as crianças e adolescentes têm acesso a ele. Apenas uma em cada três escolas de ensino fundamental do País possuem quadras esportivas, por exemplo. Nas regiões Norte e Nordeste, essa relação é ainda menor: só uma em cada dez escolas tem o equipamento.

O menino Christian Mendes de 12 anos, que visitou a Granja Comary, traduz o sentimento de muitas crianças que não têm onde praticar esporte. “A ideia da campanha é muito legal. Lá no morro há quadra e campo, mas em outros locais os jovens não têm nada para praticar esporte. Todos deveriam poder jogar bola, correr, brincar”.

Para o Representante do UNICEF, Gary Stahl, o Brasil tem avançado muito no campo dos direitos da infância, entretanto, na área do esporte há ainda desafios que precisam ser superados. “O UNICEF acredita que podemos ser ainda melhores, assegurando que todas as crianças e todos os adolescentes possam brincar e praticar esportes em espaços seguros e adequados, com educadores bem preparados, de acordo com sua idade e condição física”, afirma.

Gary lembra ainda que o esporte contribui com a garantia de outros direitos, como o de aprender e permanecer na escola, de se desenvolver de forma saudável, de crescer sem violência, de contribuir com a superação de conflitos e preconceitos presentes na vida de milhares de meninos e meninas.

Neymar Jr. protagoniza filme – O UNICEF tem trabalhado com o tema do direito ao esporte em toda a região da América Latina e Caribe. Para isso, criou a iniciativa regional #VamosJogar, que em parceria com o canal Cartoon Network, lançou nesta semana vídeo de utilidade pública, protagonizado pelo jogador Neymar Jr., para impulsionar o direito à recreação na América Latina. Programado para ser exibido em toda a região durante os próximos meses, o anúncio em animação 3D, com versões de 30 e 60 segundos, mostra meninas e meninos de todo o mundo, de distintas origens e com diferentes habilidades, reunindo-se em um campo de futebol sob o lema ‘Vamos Jogar’. O spot termina com uma mensagem que reforça o direito das crianças a brincar e a praticar esportes de forma segura e inclusiva. Acesse o filme aqui: http://www.youtube.com/watch?v=k_1MnRtpGsY&feature=youtu.be

Manifesto da Campanha Podemos ser ainda melhores.

Ser cinco vezes campeão do mundo não é o suficiente.

Podemos ser ainda melhores!

Acreditamos que o esporte não significa apenas grandes atletas.

Esporte significa inclusão,

Saúde,

Educação,

Diálogo e respeito.

E acima de tudo: uma infância com mais vitórias.

Toda menina e todo menino têm direito ao esporte,

Seja qual for sua condição ou origem.

E, se tornarmos isso realidade,

Podemos ser ainda melhores!

Junte-se a nós: #aindamelhores

Sobre o UNICEF

O UNICEF promove os direitos e o bem-estar de cada criança em tudo o que faz. Juntamente com os nossos parceiros, trabalhamos em 190 países e territórios para transformar esse nosso compromisso em ações concretas que beneficiem todas as crianças, em qualquer parte do mundo, concentrando especialmente os nossos esforços para chegar às crianças mais vulneráveis e excluídas.

http://www.jornalbrasil.com.br/?pg=desc-noticias&id=136689&nome=UNICEF%20lan%E7a%20manifesto%20sobre%20o%20direito%20ao%20esporte

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.