
as fotos são de Lívia Simardi
A expectativa de vida do brasileiro é de 700 mil horas, segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Como consumimos e vivemos essas horas? A Cia. Luis Louis propõe um jogo teatral inusitado e cômico: viver todo esse tempo em exatamente 60 minutos, contabilizando as horas consumidas com diversas atividades cotidianas como: trabalhar, dormir, esperar na fila, televisão, entre outras. Essas horas vão sendo somadas no “Placar da Vida”. Um cronômetro marca o tempo real para assegurar que a equipe de atores não perca o tempo, pois o desafio é grande: realizar todas as cenas e terminar o espetáculo pontualmente no tempo proposto. Sobrará tempo de vida nesse jogo?
Sobre o espetáculo
700 Mil Horas é um jogo em que concentramos todo nosso tempo de vida em apenas 60 minutos! A Cia. Luis Louis realizou uma intensa pesquisa sobre o tempo, o espaço, a vida e a morte, e uma pergunta foi fundamental para a criação deste espetáculo: “Quanto tempo temos de vida?”.
Segundo a última pesquisa do IBGE, a expectativa de vida prevista para o cidadão brasileiro é de 73 anos. Acrescentando alguns cálculos da pesquisa da Cia Luis Louis, chegamos ao total de 700 Mil Horas. Como consumimos tudo isso? É o que veremos no espetáculo. O desafio do
elenco é viver as 700 mil horas em apenas 60 minutos que é o tempo exato do espetáculo.
Para isso, a Cia. Luis Louis criou um jogo original e divertido. Explorando as técnicas da Mímica Total e do Teatro Físico, o elenco viverá, cenicamente, o tempo que gastamos com atividades cotidianas como: trabalho, filas, dormindo, televisão, reprimindo nossos desejos, sonhos, entre outros.
Nesse jogo o tempo é fundamental.
O Placar da Vida
Em um placar gigante e luminoso localizado no palco, são computadas todas as horas que gastamos nas atividades que realizamos durante as nossas vidas. Ao final do espetáculo, soma- se tudo e veremos quanto tempo sobra para as nossos desejos verdadeiros.
Cronômetro digital:
Também localizado em um ponto estratégico do palco, um cronômetro é acionado no começo da peça e fica permanentemente ligado para garantir a precisão do tempo de cada cena e não deixar que o elenco perca a hora. Esse mecanismo adotado impõe um sentido de urgência em todas as cenas e cria uma tensão interna constante no elenco e no público, pois é um elemento concreto mostrando que o tempo de vida e do espetáculo está passando e acabando.
Cia Luis Louis
Em seus 16 anos de existência a Cia. Luis Louis vem divulgando a arte da Mímica e do Teatro Físico no Brasil. Sob direção de Luis Louis, que estudou a técnica por 5 anos na Inglaterra, criou vários espetáculos, eventos e mantém o único espaço no Brasil que se dedica exclusivamente a essa arte – o ESTUDIO LUIS LOUIS, que hoje, é referência desta arte no Brasil e no exterior.
Entre os prêmios recebidos pela Cia. destacam- se o Prêmio Myriam Muniz de Teatro da Funarte/ Petrobras, e o Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.
A Cia. também criou o “Manifesto da Mímica Total”, evento anual que já está em sua 5 edição.
Em seu repertório, a Cia. Luis Louis conta com os espetáculos: Sistema Nervoso, Risco de Vida, Sintoma, Missão Super Hiper Importante, 650 Mil Horas, Sistema Nervoso – Versão Final, I´ve got a Feeling, Falas de um Mímico, A Noite da Comédia Física e Selvagem
Direção LUIS LOUIS
Ator, diretor e dramaturgo com Notório Saber e Mestrado pela PUC-SP, especializou-se em Mímica e Teatro Físico na Desmond Jones School of Mime and Physical Theatre, na Inglaterra, onde viveu por cinco anos e desenvolveu uma intensa pesquisa nesta área e foi professor de mímica no Royal National Theatre e na The School of the Science of Acting em Londres.
De volta ao Brasil em 1997 fundou a Cia Luis Louis.
Hoje, Luis Louis é referência desta arte no Brasil e no exterior, tendo atuado e dirigido vários espetáculos solos e de sua Cia.
Durante sua jornada como difusor da Mímica e do Teatro físico, Luis Louis trabalhou ao lado de grandes nomes como, Denise Stoklos, Francisco Medeiros, José Rubens Siqueira, Carlos Moreno, Antonio Abujamra, Gianni Rato, entre outros.
Também deixou sua marca na TV ao lado de Luis Fernando Carvalho, quando fez a preparação de elenco da minissérie “Hoje é Dia de Maria” na Rede Globo com os atores Rodrigo Santoro, Letícia Sabatella, Carolina Oliveira, Stênio Garcia, Osmar Prado, Ricardo Blat, Juliana Carneiro da Cunha, Daniel de Oliveira entre outros.
Luis Louis, por meio de seu estúdio, espetáculos, pesquisas e Cia. se dedica exclusivamente a arte da Mímica e do teatro Físico.
Ficha Técnica
Direção Geral e Dramaturgia: Luis Louis
Elenco: Carolina Bonfanti, Kelly Aquino, Lene Bastos, Luis Louis, Patrícia Campos Melo, Péricles Raggio, Valdir Aquino, Xexéu Vaulêz
Orientação de Figurino e Cenário: Lu Grecco
Orientação Musical: Gustavo Kurlat
Imagens e Vídeos: Fernando Mastrocolla
Criação de Luz: Luis Louis
Operação de Luz: Zhé Gomes
Estagiária de Iluminação: Anna Yang
Fotografia: Lívia Simardi e Rodrigo Pereira
Programação Visual: Josiel Bastos
Assessoria de Imprensa: Canal Aberto
Produção Executiva: Claudia Bastos
Produção Geral: Cia Luis Louis
Serviço:
700 Mil Horas – Cia Luis Louis
Espaço Parlapatões – Praça Roosevelt, 158, São Paulo, CEP 01303-020
Telefone: (11) 3258-4449
Temporada: 14/11/2013 a 30/01/2014 (quintas-feiras) às 21h
Valor: R$ 40 e R$ 20
Informações: www.cialuislouis.com.br
Canal Aberto Assessoria de Imprensa
Márcia Marques
Fones: 011 2914 0770/ 3798 9510
Celular: 011 9 9126 0425
Email: canal.aberto@uol.com.br
SKYPE: canal.aberto
Deixe um comentário