STREAMING X DOWNLOAD

http://bma.org.br/

imagem_radio_reduzida_brancaO crescimento do streaming e a sua importância para o mercado da música foram significativos nos últimos anos. Para a indústria da música é importante acompanhar a retração ou crescimento dos formatos digitais (streaming ou download) para conhecer quais formatos estão gerando maiores oportunidades para os artistas.

O streaming é uma forma de transferência de dados que permite ao usuário escutar de imediato a música ao contrário do download onde é necessário transferir (baixar) o conteúdo de um servidor remoto para um computador local, tendo que normalmente esperar até que o download seja concluído para ter acesso a qualquer conteúdo, incluindo a música.

O crescimento do streaming está relacionado entre outros fatores com a procura dos consumidores por serviços de acesso fácil e assinatura paga para satisfazer suas necessidades de comunicação e mobilidade.

Uma série de pesquisas foram realizadas para mensurar o avanço dos serviços de streaming no mercado global da música e em mercados específicos.

O relatório do IFPI ( International Federation of the Phonographic Industry) indicou o seu crescimento global em 2013, nos EUA e nos cinco maiores mercados europeus – Reino unido, França, Alemanha, Itália e Holanda.

“Em 2011, existiam 8 milhões de subscritores de serviços de streaming, hoje são 28 milhões” (IFPI-2013).

Pesquisas específicas como o relatório semestral “Nielsen Music 2014 Mid-Year US Report “do instituto de pesquisa NielsenSoundscan lançado no primeiro semestre de 2014, mostra que os consumidores de música do mercado americano continuam a optar pela plataforma digital streaming, dando continuidade a uma migração do consumidor de álbuns digitais (download) para o formato streaming.

Nos Estados Unidos no primeiro semestre do ano de 2014 os serviços de streamings aumentaram 42% nesse período em relação ao ano passado, alcançando 70 bilhões de streamings de áudio e vídeo através de serviços como o Spotify, Pandora ou YouTube

Em 2013, o relatório do primeiro semestre da Nielsen Soundscan em relação ao mercado americano já mostrava essa tendência do consumo de música por streaming com números que registravam um aumento de 24% em relação ao mesmo período de 2012.

iTunes Store registra queda na venda de músicas digitais.
Pela primeira vez desde a sua criação, a iTunes Store, serviço online de música e vídeo da Apple registra queda na venda de músicas digitais.

Lançada em 2003 pela Apple, a então iTunes Music Store ganhou mercado devido à comercialização de iPods, PCs e Macs que utilizavam a loja virtual como a principal forma de comprar músicas digitalmente.

Cinco anos depois, a loja já era a maior responsável por venda de músicas em todos os Estados Unidos e, em 2010, no mundo todo. Em 2013 segundo a Nielsen SoundScan as vendas de músicas digitais caíram pela primeira vez desde seu lançamento.

O cenário atual de novos serviços de distribuição de música, principalmente via streaming podem estar relacionados á queda do número de vendas de músicas digitais (download) em 2013.

Em 2013, foram comercializadas 1,26 bilhão de faixas, contra 1,34 bilhão em 2012, o que representa retração de 5,7%.

Fonte:http://www.scribd.com/doc/232506898/Nielsen-Music-2014-Mid-Year-US-Report.

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