Semana Cultura Viva

Entre os dias 8 e 12 de dezembro, a Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC) realiza a Semana Cultura Viva, uma atividade comemorativa dos dez anos do Programa Cultura Viva e de sua transformação na Política Nacional de Cultura Viva.

cultura vivaSerá um momento de mobilização nacional do programa para visibilidade das ações do Cultura Viva e de entrega dos trabalhos dos Comitês Temáticos, para subsidiar as políticas públicas de Cultura. Serão realizadas reuniões com integrantes dos Colegiados de Culturas Populares e Culturas Indígenas, do Grupo de Trabalho Cultura Viva e da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura.

Haverá ainda a realização de uma Oficina de Avaliação da Rede Saúde e Cultura e o lançamento de publicações relacionadas ao programa, tais como a de um livro do IPEA, uma edição especial da Revista do MinC e um trabalho dos Pontos de Cultura na área de Ancestralidade Africana.

A programação da Semana Cultura Viva conta também com uma agenda aberta ao público, com apresentações culturais dos Pontos de Cultura, uma audiência pública na Câmara dos Deputados sobre a regulamentação da Lei Cultura Viva, e uma solenidade comemorativa dos dez anos do programa. As atividades serão realizadas em vários espaços culturais, em Brasília.

Veja aqui a programação

Mobilização

Os Pontos e Pontões de Cultura e a os grupos da Rede da Diversidade estão sendo convidados pela Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC) a participar da comemoração dos dez anos do Cultura Viva, por meio da realização de atividades em seus estados.  Uma das propostas é a elaboração de material audiovisual para postagem no hotsite da Semana Cultura Viva, e a outra, é a realização de programações culturais nos Pontos de Cultura, durante o mês de dezembro.

Veja aqui como enviar seu vídeo

Participe do Grupo de Mobilização no Facebook

A Política Nacional de Cultura Viva – A Lei nº 13.018, de 22 junho de 2014, atribui ao Programa Cultura Viva o status de política de Estado e tem como uma de suas principais iniciativas apoiarem e difundir as expressões culturais da população brasileira, além de desenvolver parcerias federais, regionais e locais para a expansão das ações do programa.  O público que participa da Política Nacional de Cultura Viva está organizado nas Redes de Pontos e Pontões de Cultura, nas Redes da Diversidade Cultural do país, e nos grupos culturais que receberam a chancela do programa. Integram a Rede da Diversidade grupos étnicos, indígenas, afro-brasileiros, LGBT, pessoas em sofrimento psíquico, deficientes, terceira idade, juventude e infância, praticantes da cultura Hip Hop, entre outros.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.