Selecionadas as 36 Iniciativas Do Projeto Legado

Logo-Instituto-Legado-fundo-branco-e1385138272795

Nada é mais gratificante que ver as instituições participantes da primeira edição do Projeto Legado progredindo e utilizando da melhor forma os recursos ganhos, seja tirando crianças e adolescentes da rua, doando livros, ensinando aos que têm dificuldades, seja dando a oportunidade de acesso ao esporte a portadores de deficiência física. É com esse objetivo, de identificar, integrar e apoiar pessoas e organizações que estão transformando a sociedade, que começa a segunda edição do Projeto Legado.

A iniciativa dos advogados James e Glaucia Marins, sócios do escritório Marins Bertoldi Advogados Associados, aumenta a cada ano. Dessa vez, 36 entidades participam, diferentemente da primeira edição, em que foram 20 instituições capacitadas.  “O impacto social das entidades apoiadas em Curitiba e região está crescendo e com isso poderemos criar um núcleo de apoio aos empreendedores sociais e aos negócios sociais, que é a finalidade do Instituto Legado de Empreendedorismo Social”, comenta James.

Este ano, as instituições foram escolhidas seguindo alguns critérios: elegibilidade e histórico da iniciativa e organização; perfil da equipe e liderança; capital social desenvolvido; potencial de sustentabilidade do impacto; método e/ou processo de apoio realizado; capacidade de realização/empreendedorismo; capacidade e de articulação e parcerias; inovação e criatividade. E algumas metodologias mudaram: dessas 36, 20 serão beneficiadas em 2014 e 16 em 2015; as aulas terão mais ferramentas práticas e os encontros serão on-line, possibilitando que a informação chegue a mais pessoas da organização, e não apenas a um gestor.

As iniciativas selecionadas são: Associação Beneditina da Providência – ABENP (Projeto Social Abrindo Caminhos), Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente – ACRICA; Associação de Pais e Amigos de Surdos – APAS, Associação de Proteção à Infância Vovô Vitorino, Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia, Associação Serpiá, Atados – Juntando Gente Boa, Bicicletaria Cultura, Casa do Peregrino – Mãos que Apoiam, Centro de Amparo aos Idosos Jesus Maria José, Centro di Bel de Ação Social, Ciclo Iguaçu – Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu, Casa da Juventude do Paraná – CJP, DIA Design Inovação e Arte. | Projeto: VIVA Design, Elo Apoio Social e Ambiental, Espaço Cidadão Musical, Fundação do Asseio e Conservação do estado do Paraná, Graceworks – Os Frutos da Graça, Grupo Cultural de Dança Afro Pop Ginga Total, Instituto de Equoterapia Andaluz, Instituto de Formação e Orientação de Jovens e Adolescentes, Instituto Guerreiros de Arte-Reabilitação, Instituto Sabrina Belon de Ajuda Humanitária em Desenvolvimento de Tecnologias para Medicina, Acessibilidade e Reabilitação, Instituto Unidos pela Vida, Lar Batista Esperança, Maternarum – Empreendedorismo Materno, Organização de Desenvolvimento do Potencial Humano, Pastoral da Pessoa Idosa, Pequeno Cotolengo Paranaense, Programa Bom Aluno, Projeto Dorcas, Quíron – Escola de Empreendedorismo e Inovação, Reciclecel – ME, Revelando Olhares, Universidade Livre para a Eficiência Humana – UNILEHU, Universidade Livre da Cultura – UNICULTURA.

“Essas pessoas que dedicam suas vidas e fazem as instituições evoluírem, vão levar o melhor que o Legado tem a oferecer, o aprendizado e as experiências vindas outras iniciativas”, comenta Glaucia. Para Adriana Tenório, coordenadora da Associação Menino Deus, uma das escolhidas na primeira edição, o Legado foi divisor de águas. “Antes de entrar no Projeto atendíamos 85 crianças, assim que iniciamos as capacitações, ampliamos para 110. Hoje, após todo o processo de aprendizagem, conseguimos dar assistência a mais de 200 crianças”.

Segundo Silvia Grechinski, da ONG Parceiros do Mar, o Projeto significou uma mudança de paradigma emocional. “Amadurecemos muito e estamos passando por uma reestruturação organizacional. Foi o Legado que mudou nosso olhar sobre o nosso trabalho”.

O Projeto Legado é realizado pelo escritório Marins Bertoldi Advogados Associados e conta com o desenvolvimento da Ink, além da parceria do Instituto GRPCOM.  Mais informações no site www.projetolegado.org.

SOBRE O INSTITUTO LEGADO

O Instituto Legado de Empreendedorismo Social tem por objetivo auxiliar instituições e lideranças a consolidar e expandir seu impacto social, bem como fomentar a articulação de redes entre organizações que contribuem para a sociedade. Com esse escopo, promove capacitação e apoia a gestão de empreendimentos sociais e ambientais, viabilizando investimentos diretos e indiretos em entidades selecionadas por critérios de relevância, necessidade e potencial de impacto duradouro na sociedade. Além disso, atua na difusão dos conceitos de empreendedorismo social e de negócio social, promovendo cursos, palestras e estimulando a publicação de estudos sobre esses temas.

Fonte: http://www.brandpress.com.br/central-de-releases/43675.html?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=Novos_Press_Releases#ixzz2y3xlkmzW

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.