Programação De Outubro 2013 – Pombas Urbanas – SP

download (3)

Dia 05 – Espetáculo “Eita Peste!” com o grupo Tia Tralha às 19hs

Uma trupe formada por vagabundos, saltimbancos, bêbados, loucos, ladrões, piratas, prestidigitadores, mendigos, ciganos…
Um bando que chega falando alto, festejando, tomando as ruas. Param de praça em praça, passando o chapéu, vendendo suas bugigangas, oferecendo seus serviços. Para enganar o medo, passar o tempo ou chamar a atenção contam histórias. De amor, de enganos, de malandragens. Histórias que ganham vida, encenadas de forma cômica na frente de todos.

Dia 12 – Estreia do espetáculo “A Gata Ingênua” com Cia. Teatral Aos Quatro Ventos* 19h

  Em uma fazenda do interior, vive um casal de velhinhos, que tem como animal de estimação uma gata pra lá de preguiçosa. Nessa casa surge um rato devorador que vive acabando com a dispensa da fazenda, o casal se vê num problema que não sabem como resolver, assim, ambos ordena que a gata capture o rato, caso contrário ela irá morar na rua. A gata, assustada com a situação se vê obrigada a caçar o roedor, porém, por ser preguiçosa e ingênua ela não se importa em aprender a ler e escrever, por isso não sabe o que é um rato. O rato, muito esperto e malandro, se aproveita da situação e finge ser amigo da gata, dando falsas informações de como seria um rato, envolvendo os outros animais da fazenda nessa mentira, como: a galinha, o cachorro e até mesmo uma rã. A partir daí, eles embarcam em grandes confusões, despertando muita diversão e euforia no público.

*Em temporada as quartas e quintas de outubro às 16h

Dia 19 – Estreia do espetáculo “A Guerra” com o Núcleo Teatral Filhos da Dita às 19h*

A partir da perda de seu inimigo, três oficiais (um capitão e dois soldados) levam o público a variadas tramas, com diferentes personagens, que revelam um mundo ambíguo, em crise, injusto, até por fim, nos questionarem sobre se o tal inimigo também não está dentro de nós mesmos.

*Em temporada as quartas e quintas de outubro às 19h

Dia 26 – Espetáculo “Urubu Come Carniça e Voa” com o grupo Clariô- 19hs

Escritos crônicos e retratos da vida de um poeta pernambucano, negro, oriundo de MURIBECA, bairro periférico, que leva o mesmo nome do lixão em torno do qual o conjunto habitacional onde mora foi construído.

João Flávio Cordeiro, o MIRÓ DE MURIBECA, faz da poesia a maneira mais concreta de responder a violência sofrida e observada por ele cotidianamente.

Um artista intenso, crônico por natureza que, além dos escritos, traz no corpo e na palavra dita, uma visceralidade peculiar, que propõe novos olhares para um lugar onde “um sujeito pode bater no outro, só porque ele deu um riso!”, mas que, recheado de seu “alegrismo poético”, é capaz de colorir a tragédia e alçar vôos de celebração à vida.

Uma ponte, uma travessia até Miró, é o que o novo espetáculo do grupo Clariô propõe. Atravessando a palavra do poeta de corpo e órgãos, descobrindo musicalidades e gestos que traduzam/dialoguem seus ditos tão urbanos e sertanejos.

“URUBÚ COME CARNIÇA E VÔA!” é o que nos clariô nestinstante como chuva fina ao sol.

Agenda Grupo de Circo Teatro Palombar

Dia 27 – Espetáculo Circense “Uma Arriscada Trama de Picadeiro e Asfalto” com Trupe de Circo Teatro Palombar- 15h

Dimbo um vendedor que ganha a vida com o que a própria o oferece, vê sua chance de participar do circo teatro, que sempre habitou sua imaginação e seus sonhos. Para integrar a trupe circense ele passa a atuar como contra – regra, ajudando os artistas no entra e sai do picadeiro. Assim, Dimbo não tem só sua chance de ser um artista como precisa encontrar um “novo” sentido para o espetáculo continuar.

Classificação: Livre

Duração: 80 minutos

Sobre Pombas Urbanas – A história desse coletivo tem início em 1989 no projeto “Semear Asas”, concebido pelo diretor peruano Lino Rojas (1942-2005) com o objetivo de formar jovens de São Miguel Paulista, zona leste, com base no conceito do “Ator Orgânico”: aquele que não dissocia sua arte da vida; sendo capaz de produzir, comunicar e administrar.

Desde então, com a orientação artística de Rojas, o Pombas Urbanas desenvolveu pesquisa sobre a formação do ator, linguagem e dramaturgia, o que resultou na montagem de 11 espetáculos; todos com textos de Lino e criados a partir da pesquisa coletiva. A linguagem adotada pelo grupo sempre voltou-se para populações com pouco ou nenhum acesso à arte e, com o tempo, sua prática trouxe ações cada vez mais estruturadas que possibilitassem o acesso ao fazer teatral e à espetáculos, como diversas apresentações em bairros periféricos, cursos de iniciação ao teatro para jovens e a elaboração de projetos de teatro para o desenvolvimento humano.

Em 2003, o grupo ganhou o 3º edital do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo com o projeto “Da Comunidade ao Teatro, do Teatro à Comunidade”, que durante dois anos previa a multiplicação da experiência do grupo para jovens da zona leste. Em janeiro de 2004, o grupo conseguiu a cessão em regime de comodato por 20 anos de um galpão no bairro Cidade Tiradentes, um dos bairros mais populosos da cidade (mais de 300 mil moradores, em sua maioria afro-descendentes), distante 40 km do centro. O galpão estava abandonado há quase 10 anos e a primeira intervenção teatral foi feita em meio aos escombros para uma platéia de 50 crianças e familiares, o início da transformação de um local que era marcante em suas memórias como um espaço de violência e abandono.

Em 2012, cerca de 22 mil pessoas passaram pelo Centro Cultural, formando uma rede de moradores – jovens, crianças e seus familiares, que se envolvem diretamente no processo artístico e comunitário que fazem parte. É desta forma que os integrantes do Pombas Urbanas compreendem e exercem sua condição de artistas: situando sua pesquisa e produção teatral junto à sociedade com o desenvolvimento de propostas práticas e concretas de acesso à arte, desenvolvimento de conhecimentos e ferramentas para que populações historicamente marginalizadas possam produzir e refletir sobre sua realidade por meio da arte.

Assessoria de imprensa  Pombas Urbanas

11 2285 – 7758 e 2285-5699
comunicacao@pombasurbanas.org.br

Comments

Uma resposta para “Programação De Outubro 2013 – Pombas Urbanas – SP”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.