Programa De Modernização Em Museus Do Sudoeste Paulista

sisem_210

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), inicia em 14 de julho o “Projeto Curadoria Coletiva – Macrorregião Sudoeste Paulista”. A ação faz parte do Programa de Modernização dos Museus Paulistas. Serão nove encontros, no Museu Paulo Setúbal em Tatuí (SP). O encerramento da ação ocorrerá em dezembro com a inauguração da primeira exposição concebida pelo grupo.

Esta edição do Programa terá como foco a articulação institucional entre os museus da região, visando à criação de uma mostra com conteúdo e expografia concebidos pelos participantes. O projeto também tem como intuito fornecer a formação para os profissionais sobre o processo de concepção e produção de exposições.

A ação contemplará inicialmente o Museu de Arte Contemporânea Itajahy Martins e Museu Histórico e Pedagógico Francisco Blasi (Botucatu), Museu Municipal Dona Maria Vega Ferrero (Fartura), Museu Histórico de Itapeva Átila Bonilha Neto (Itapeva), Museu Histórico (Itararé), Museu Tonico e Tinoco (Pratânia), Museu Histórico e Pedagógico Constantino Leman (Piraju), Museu da Cidade de Salto (Salto), Museu Paulo Setúbal (Tatuí) e Museu Municipal de Votorantim (Votorantim).

As duas edições anteriores do Programa de Modernização dos Museus Paulistas resultaram nos projetos “Orla Cultural” e do “Trilha Cultural”. O primeiro possibilitou a execução de instrumentos de comunicação integrada entre os museus da Região Metropolitana da Baixada Santista. Já o segundo promoveu a criação de ferramenta de comunicação para a rede municipal de museus em Taubaté, na Região Administrativa de São José dos Campos.

Sistema Estadual de Museus

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

ACAM Portinari

Fundada em 27 de novembro de 1996, a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) administra, em convênio com a Secretaria de Estado da Cultura, três instituições museológicas no interior de São Paulo pertencentes ao Governo do Estado: Museu Casa de Portinari (Brodowski), Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (Tupã) e Museu Felícia Leirner/Auditório Claudio Santoro (Campos do Jordão). A ACAM, que tem sua sede em Brodowski, tem como principal objetivo o desenvolvimento da área cultural, particularmente a museológica, por meio das colaborações técnico-operacional e financeira. A instituição também apoia as ações do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), com quem realiza importantes iniciativas como oficinas de capacitação para museus, oficina de ensino à distância e, ainda, o Encontro Paulista de Museus, entre outras.

http://www.brandpress.com.br/pautas/meio-ambiente3/item/48002-informacao-a-imprensa-sisem-sp-e-acam-portinari-realizam-programa-de-modernizacao-em-museus-do-sudoeste-paulista?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=Email_Alertas

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.