A Secretaria de Cultura da Prefeitura de Suzano recebeu no dia 07 de julho 2022, em seu recém inaugurado Polo Audiovisual, a importante visita de representantes do ICine – Fórum de Cinema do Interior Paulista. A visita foi intermediada pelo consultor em políticas culturais Binho Riani Perinotto e contou com as presenças de Diego da Costa, além de Rodrigo Campos e Well Darwin.
O Polo Audiovisual público municipal foi inaugurado em 30 de abril tendo como objetivo produções cinematográficas, formações com capacitação e qualificação, além de difusões mediante exibição de filmes e vídeos. Dois dias antes, na tarde do dia 28, ocorria uma importante formação reunindo 07 cidades no CONDEMAT Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê paulista – formação justamente sobre gestão cultural e economia do setor mediante Sistemas Municipais de Cultura e Leis de Financiamento e Fomento incluindo as recentes Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc. No mesmo dia 28, ainda antes da inauguração oficial, o Polo já recebia uma visita dos responsáveis pela formação ocorrida na tarde: Binho Riani Perinotto e Rose Meusburger, da “Gaia Brasil”, “REC Rede de Economia Criativa Brasil” e canal youtube “Elaborando Projetos” – evidenciando, dessa maneira, o potencial que o novo local promete ter e ser.
O espaço do Polo conta com 02 estúdios sendo um de áudio e música e o outro de vídeo e filmagem, além de ilha de edição e mixagem. Há câmeras, microfones, refletores, e outros aparelhos mais. Conta com camarins e amplo espaço aberto com bancos para interações informais. O Polo está também equipado com a Sala Cineteatro Wilma Bentivegna – sala de projeção de filmes que já era existente anteriormente ao Polo e nesse momento agrega muito valor no caráter de difusão e exibição. O espaço fica bem localizado: ao lado do Paço Municipal Prefeito Firmino José da Costa.
Segundo Walmir Pinto – secretário municipal de Cultura, também vice-prefeito e coordenador da câmara técnica temática de cultura do Consórcio CONDEMAT – a ideia é tornar Suzano uma referência no setor. “Com esse novo espaço, Suzano tem potencial para avançar no setor audiovisual, colocando a cidade em um novo patamar. Há inclusive o incentivo de produções locais por meio da assistência e suporte aos projetos. Para além da Cultura, a iniciativa impacta positivamente o turismo, o comércio local e outros setores de importância para o município”, disse.
Os trabalhos que poderão ganhar forma no Polo Audiovisual são desde gravações de bandas e artistas em outras expressões e manifestações, programas de TV, podcasts, cenas de filmes e diversos tipos de vídeo. O Polo não é somente exclusivo para uso de munícipes de Suzano e sim aberto para pessoas interessadas. Somando o Polo Audiovisual e mais a recém aprovada Lei Paulo Gustavo há uma vontade em se organizar na cidade um Plano de Desenvolvimento Econômico do Setor Audiovisual que gere trabalho e empregabilidade e renda – contribuindo com outras manifestações e expressões e linguagens das artes e culturas, e contribuindo com o comércio e serviços de outras economias que giram as finanças da cidade de Suzano e região.
Nesse sentido a Prefeitura via Secretaria de Cultura e demais pastas do governo municipal já iniciou organização para ter sua Comissão Fílmica. Destaque, desde já, para o filme “O Pântano do Morto” cujo produtor é Daniel Torres e terá cenas rodadas na cidade de Suzano, sendo o primeiro filme a inaugurar a chamada Suzano Film Commission, com o suporte do Polo de Audiovisual.
Quanto ao ICine – Fórum de Cinema do Interior Paulista, este representa atualmente mais de 40 cidades, e na proposta de parceria da recente visita ficou conversado em se organizar ações de intercâmbios com difusão e exibição e distribuição além de Suzano colocando-se a disposição para sediar encontros, debates, formações e também realização e produção de filmagens por parte de produtoras independentes.
Deixe um comentário