23.4.2015 – 15:50
Coordenada pela senadora Fátima Bezerra (PT-RN) e pelo deputado federal José Stédile (PSB-RS), o objetivo da frente é aprovar ações e políticas públicas que garantam à população o acesso a livros e a bibliotecas. Os trabalhos da frente terão duração de quatro anos.
Representantes de associações do setor também participaram do evento como Academia de Literatura de Cordel, Associação Nacional de Livrarias (ANL), Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL), Associação Brasileira de Editores de Livros (Abrelivros) e Câmara Brasileira do Livro (CBL).
Para o secretário-executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura do Ministério da Cultura, José Castilho Marques Neto, o lançamento da frente irá potencializar os debates e facilitar que sejam aprovadas as leis que estão no Congresso relacionadas ao tema. “Existe uma quantidade enorme de projetos na área de livro, leitura e bibliotecas e, com a Frente, será possível sistematizar tudo isso e acelerar o processo de aprovação”.
A diretora-substituta de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura, Suzete Nunes, avalia que o Ministério pode contribuir com a Frente nas pautas culturais com o Legislativo.
Durante o evento, a senadora Fátima Bezerra propôs que os participantes assinassem um manifesto cobrando do governo federal o encaminhamento ao Congresso Nacional do projeto de lei que regulamenta o Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL). A ideia da regulamentação do PNLL é garantir a continuidade das políticas públicas setoriais, independentemente de trocas de governo.
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura
Deixe um comentário