Plano Nacional De Cultura – Meta 10

Meta: Aumento em 15% do impacto dos aspectos culturais na média nacional de competitividade dos destinos turísticos brasileiros
Aumentar o peso dos aspectos culturais no desenvolvimento do turismo

O que está sendo feito para alcançar esta meta

O aumento observado na nota dos aspectos culturais do Índice de Competitividade do Turismo Nacional pode ser atribuído a um conjunto de políticas públicas conduzidas pelo governo federal, em especial o Ministérios do Turismo (MTur) e  o Ministério da Cultura (MinC).

Em 2013, foi feita articulação entre o MinC e o Mtur que diz respeito ao planejamento de ações culturais para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.

PLANO NACIONAL DE CULTURA - Metas 2020
PLANO NACIONAL DE CULTURA – Metas 2020

Além disso, nesse mesmo ano, foi iniciada uma consultoria na área de turismo cultural para: a) diagnóstico dos planos e das políticas de cultura e turismo do MinC e Mtur; b) elaboração de minuta de acordo de cooperação técnica entre os dois ministérios; e c) estudo sobre a formulação e gestão de uma política cultural local que propicie o desenvolvimento sustentável da cultura e do turismo à luz dos desafios e oportunidades dos próximos quatro anos, que explorou possibilidades de um legado positivo a partir da realização dos grandes eventos esportivos de 2014 e 2016.

Foi realizada, também, reunião com os dirigentes do Ministério da Cultura e suas instituições vinculadas para discussão da criação de um novo Acordo de Cooperação Técnica entre o MinC e MTur, com vistas a potencializar os programas que possam contribuir com o alcance desta meta.

Além disso, o  Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) realizou o pagamento de editais e prêmios de modernização de museus lançados no ano anterior, que beneficiou 20 museus e 11 cidades de 7 estados brasileiros. Também realizou o mapeamento de 126 museus, no escopo do Sistema Nacional de Museus.

Ressalta-se que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realizou 40 ações de reconhecimento de bens culturais de natureza material e imaterial, entre elas o Registro do Complexo Cultural dos Bois-Bumbás no Médio Amazonas e em Parintins, Estado do Amazonas – 2ª Etapa. Foram realizadas também 62 ações de identificação de bens culturais de natureza material e imaterial, entre elas a Pesquisa e Documentação das Culturas Populares.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.