Oficinas Culturais Do Estado De São Paulo – Luiz Gonzaga – S Miguel Pta. – SP

Oficina Cultural Luiz Gonzaga

Coordenador: Sacha Arcanjo
Rua Amadeu Gamberini, 259 – São Miguel Paulista – Cep: 08010-110 – São Paulo – SP
(11) 2956-2449 / 2058-1200 | luizgonzaga@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: Segunda a sexta-feira das 13h às 22h

Veja a programação e se inscreva: http://www.oficinasculturais.org.br/programacao/ver.php?idoficina=3#.UfALbdJEKEg.gmail

luiz-gonzaga

Histórico

A Oficina Cultural Luiz Gonzaga, localizada em São Miguel Paulista, leva o nome do músico e compositor brasileiro, conhecido como “o rei do baião”. Tem sua programação voltada a palestras, workshops e oficinas de artes plásticas, circo, dança, folclore, literatura, música, teatro e vídeo.

Tem um forte laço com a comunidade, por isso atua em parcerias, que propiciam atividades externas programadas em escolas, associações, salões comunitários e outros espaços culturais da região, e desenvolve atividades culturais de formação e apoio a ensaios abertos.

São Miguel é um bairro de forte presença do migrante nordestino e seus descendentes. É considerada uma região de lutas culturais históricas, por meio de movimentos organizados pelos artistas e arte educadores.

Biografia
Luiz Gonzaga do Nascimento, compositor popular brasileiro, conhecido como “o rei do baião”, nasceu em Exu, Pernambuco, em 13 de dezembro de 1912. Aprendeu a ter gosto pela música ouvindo as apresentações de músicos nordestinos em feiras e em festas religiosas. Sabendo que o rádio era o melhor veículo de divulgação musical daquela época (corria o ano de 1941), resolveu participar do concurso de calouros de Ary Barroso, onde solou sua música “Vira e Mexe” e ganhou o primeiro prêmio. Seu maior sucesso é “Asa Branca” (com Humberto Teixeira), gravada em 1947 e regravada inúmeras vezes por diversos artistas até hoje. Isso abriu caminho para que pudesse ser contratado pela Rádio Nacional. Realizou apresentações internacionais, como o memorável show em Paris no ano de 1985. Ganhou o prêmio Shell de Música Popular em 1987. E tornou-se o maior responsável pela divulgação da música nordestina. Faleceu em Recife, em 2 de agosto de 1989.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.