Meta 14: 20 Mil Professores De Arte De Escolas Públicas Com Formação Continuada

Proporcionar aperfeiçoamento profissional a 20 mil professores de Arte do Ensino Médio em escolas públicas
Desde quando se tornou obrigatória, em 1996, a disciplina de Arte tem aparecido cada vez mais nos currículos. No entanto, ainda há muito o que fazer para elevar a qualidade do ensino dessa disciplina, principalmente por meio da formação continuada dos professores.
Mas o que é formação continuada do professor de Arte? É oferecer meios para que o professor possa aumentar seus conhecimentos pedagógicos e adquirir novos métodos e técnicas. Esses meios seriam: palestras, seminários, encontros, grupos de estudo, oficinas, cursos presenciais e a distância.

PLANO NACIONAL DE CULTURA - Metas 2020
PLANO NACIONAL DE CULTURA – Metas 2020

 

Desenvolver um programa de incentivo à formação continuada de professores de Artes que atuam nas escolas públicas. Por meio desse programa, os professores se apropriarão de conteúdos de arte e cultura brasileiras e sua diversidade como ferramentas para a melhoria do Ensino Básico.
Esse programa de formação de professores conta com o apoio do acordo de cooperação firmado em 2007 entre os ministérios da Cultura e da Educação para atuarem em conjunto na realização da Política de Cultura para a Educação Básica. O objetivo dessa política é fazer da escola o grande espaço para circulação da cultura brasileira, acesso aos bens culturais e respeito à sua diversidade. O cumprimento desta meta depende, também, da efetivação da Meta 16, que garante uma ampliação dos cursos de licenciatura em Artes no país e consequentemente o aumento na quantidade de professores com formação na área.