Mais De 40 Pessoas Participam Do 1o. Encontro De Mulheres Poaenses (SP)

Participação popular
 
Promovido pela Comissão “Ordem de Malta”, coordenada pela vereadora de Poá, Jeruza Reis (PTB), evento foi pautado pela discussão de políticas públicas e empreendedorismo
 
A primeira edição dos encontros que a Comissão de Mulheres Poaenses “Ordem de Malta” vai promover todos os meses em Poá reuniu pouco mais de 40 pessoas na manhã deste sábado (10 de abril), na Câmara Municipal. Liderada pela vereadora Jeruza Lisboa Pacheco Reis (PTB), a Comissão discutiu com os participantes, em sua maior parte representantes do sexo feminino, temas como empreendedorismo, regularização de atividade informal, formação de entidades e políticas públicas.

Entre as autoridades presentes, estiveram vereadores de Poá, representantes de entidades de classe do município, como a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer da cidade, Olga Aspásio, e o líder do Democratas na Assembléia Legislativa, o deputado estadual Estevam Galvão de Oliveira.

O “1º Encontro com Mulheres Poaenses” foi realizado entre 10 horas e meio-dia. Durante a abertura, a vereadora Jeruza Reis destacou a finalidade do projeto: “Por meio deste encontro, que vai acontecer todos os meses, vamos discutir assuntos que interessem a vocês, temas que possam ser explorados com o intuito de que todos saiam daqui com a visão dilatada e com a oportunidade de melhorarem seus negócios, começarem um novo e, até mesmo, de participarem efetivamente da política do município”.

O deputado estadual Estevam Galvão fez breve pronunciamento durante a abertura do evento, valorizando, inclusive, a Comissão “Ordem de Malta”, encabeçada por Jeruza: “A união é importantíssima para que possamos melhorar algumas questões. Gostei da iniciativa. Gosto da ideia de se discutir temas, compartilhar conhecimento. Jeruza está oferecendo um importante canal para todos vocês, que merecem ser parabenizados por, primeiramente, estarem aqui hoje, dando-se a oportunidade de ouvir e aprender”.

O “1º Encontro com Mulheres Poaenses” contou com duas palestras. Rose Meusburger, diretora executiva da Gaia Brasil, empresa especializada em consultoria e promoção de ações de cunho sócioeducacional, ambiental e cultural, abordou temas ligados à formação e objetivos de entidades, conselhos, Organização Não-Governamental (ONG), Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e associações de bairro.
Em seguida, foi a vez da técnica em Treinamentos e Soluções Empresariais do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o Sebrae, Paula Roquejani, falar sobre empreendedorismo, a importância da regulamentação do trabalho informal e como autônomos devem proceder para efetuar recolhimentos, garantindo, assim, alguns benefícios, como aposentadoria e auxílio-doença.

Para Jeruza, o evento deste sábado “foi pautado por qualidade” e lhe concedeu fôlego para alinhavar e promover a segunda edição, marcada para o dia 8 de maio: “Este será o primeiro de muitos. Como sempre digo, o mandato desta vereadora é de todos vocês. Portanto, opinem, enviem sugestões, sugiram temas pelos quais se interessem. Vamos fazer a próxima pauta juntos, promovendo um encontro ainda mais frutífero e acolhedor”.
 
Simbologia
A Comissão de Mulheres Poaenses “Ordem de Malta” foi criada com o objetivo de se tornar um importante canal de contato entre a Câmara de Poá e o público feminino da cidade. As reuniões promovidas pelo grupo serão mensais e, as pautas, definidas segundo as necessidades e expectativas do público participante.

         O símbolo da comissão, a Cruz de Malta, foi escolhida por conta de sua simbologia. Identificada como o emblema do guerreiro cristão, trata-se de uma cruz de oito pontas, que tem a forma de quatro braços em V que se juntam em suas bases. O desenho é inspirado nas cruzes utilizadas desde a Primeira Cruzada e expressa habilidade, força, regeneração e coragem.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.