Inscrições Abertas Para a Semana De Museus

5.2.2015 – 11:28Casa de Memória Raída 311

Em 2014, a Casa de Memória Raída, em Bonito (MS), participou da 12ª Semana de Museus. (Foto: Santiago Plata e Marcelo Fabrão)

Museu de Zoologia 311

Crianças participaram das programações do Museu de Zoologia de Santa Catarina
na Semana de Museus do ano passado. (Foto: Angelis Forgiarini)

Estão abertas até o dia 22 de fevereiro, as inscrições para a 13ª edição da Semana de Museus, que ocorrerá entre 18 e 24 de maio.

Museus e outras entidades culturais podem se inscrever para participar da ação, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), e realizada em todo o país.

O evento foi criado para comemorar o Dia Internacional de Museus, celebrado em 18 de maio.

Nessa semana, as entidades envolvidas organizam uma programação especial. Museus e outras entidades culturais devem preparar atividades para a comunidade refletir, discutir e trocar experiências sobre o tema escolhido, que este ano será: Museus para uma sociedade sustentável. Ao IBRAM, cabe divulgar a Semana e distribuir o guia da programação.

Aumento de público

Na edição anterior, a Semana de Museus apresentou um aumento de público de 103%, segundo pesquisa realizada pelo Instituto. O levantamento foi elaborado a partir de uma amostra de 584 das 1.337 instituições participantes, que responderam uma pesquisa do IBRAM.

Com o tema “Museu: coleções criam conexões”, a 12ª edição contratou 1.149 profissionais, como monitores, palestrantes, músicos, educadores entre outros, para realizar as atividades elaboradas. Além de investir cerca de R$ 500 mil em locação de espaços, equipamentos, transporte, alimentação e montagem.

Segundo Ana Lourdes Costa, coordenadora da Promoção e Gestão da Imagem Institucional, do Departamento de Difusão Fomento e Economia de Museus (DDFEM/Ibram), houve um aumento de 24,2% na visitação dos museus com relação ao mês anterior à ação. “A semana dinamiza toda a economia local, com contratação de mão de obra e aumento de renda, além de fortalecer a imagem institucional do museu”, diz Ana Lourdes Costa.

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura
Com informações do IBRAM

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.