Grupo Sobrevento – Teatro De Animação Em Janeiro E Fevereiro

sobrevento_01

TEATRO PARA BEBÊS

O SOBREVENTO participa da mostra Teatro para a Primeira Infância realizada pelo Sesc São Caetano, com os espetáculos MEU JARDIM (18 de janeiro) e BAILARINA (1 de fevereiro). A Cia. La Casa Incierta (Espanha) apresenta o espetáculo Café Frágil, no dia 25 de janeiro. As apresentações são direcionadas a bebês de 6 meses a 3 anos, acontecem aos sábados, 12h, e têm entrada franca. O Sesc fica na Rua Piauí, 554, Bairro Santa Paula.

Há cerca de oito anos, o Sobrevento pesquisa o Teatro para Bebês e mantém um intercâmbio artístico com a Cia. La Casa Incierta, pioneira do gênero na Espanha. O grupo vem realizando palestras, debates, encontros, oficinas, promovendo apresentações de companhias estrangeiras no país e realizou dois Festivais e um Ciclo Internacionais de Teatro para Bebês nas cidades de São Bernardo do Campo, Rio de Janeiro e Brasília. O Teatro para Bebês é uma proposta pioneira no Brasil, onde ainda enfrenta muito preconceito (que cai por terra imediatamente, quando se presencia a reação dos bebês e de seus pais aos espetáculos), apesar dos espaços cada vez maiores que vem conquistando em todo o mundo. Parte do simples princípio de que a capacidade poética e de comunicação é inata em todo ser humano, que tem, em qualquer idade, um direito inalienável à Cultura e ao convívio social. Acredita que um bebê não é uma tabula rasa e que a comunicação com ele é possível, importante e necessária, desde o primeiro dia de vida, vida que começa antes do nascimento. Sabe que os bebês entendem tudo o que é importante, mesmo antes de aprender as regras, gramaticais, de boas maneiras, de convívio social, dentre muitas outras. Não associa entendimento a raciocínio lógico. Questiona o Teatro que o Teatro se tornou e lembra que temos mais a aprender com os bebês que a ensinar-lhes. Lembra que Teatro é comunhão, jogo, encontro, um espaço sagrado de festa e de descobrimentos. Impele-nos a olhar velhas coisas como pela primeira vez e a redescobrir a capacidade de nos maravilhar que já tivemos e que ainda podemos recuperar. Confira a programação:

Dia 18 de janeiro, sábado, às 12h – Espetáculo MEU JARDIM (SOBREVENTO)

Entediado, em meio a um deserto, um viajante decide criar um jardim. Mas como fazê-lo? A partir do texto da autora belga de origem iraniana Mandana Sadat, o SOBREVENTO compõe um espetáculo que fala de esperança, de sonho, do desejo e da possibilidade de transformar o mundo, em uma paisagem que poderia ser o Irã, como poderia ser o Brasil. A montagem utiliza elementos visuais e sonoros próprios da cultura brasileira, que a aproximam da cultura iraniana e que, curiosamente, parecerão familiares a cidadãos de todo o mundo.

Dia 25 de janeiro, sábado, às 12h – Espetáculo CAFÉ FRÁGIL (CIA. LA CASA INCIERTA | MADRI_ESPANHA)

Café Frágil é um espetáculo de teatro de objetos criado a partir do universo do multiartista italiano Antonio Catalano – do grupo Casa degli Alfieri, fruto de um projeto interativo entre teatro e artes visuais. O espetáculo revela, com um jogo de sombras e objetos, um universo mágico presente no cotidiano de todos.

Dia 1 de fevereiro, sábado, às 12h – Espetáculo BAILARINA (SOBREVENTO)

Uma mulher recebe de presente, de sua filha, uma caixinha de música, com uma bailarina. Entre colares e a dança da bailarina, ela se lembra dos sonhos esquecidos e abandonados e questiona o equilíbrio que buscou e que encontrou. Esta conquista, porém, afastou-a do risco, do medo, da queda e das emoções mais profundas que sua filha – agora, do mesmo modo que quando era pequena – teima em despertar. Bailarina é um espetáculo muito íntimo e delicado, feito de silêncios, ações físicas, utilização de objetos, valorização das mínimas ações: pequenas coisas que, na relação com a primeira infância, tomam uma dimensão muito maior.

REPERTÓRIO PARA CRIANÇAS NO SESC SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

O SOBREVENTO apresenta quatro espetáculos de seu repertório voltado para o público infantil, que povoam o imaginário de espectadores, pais e filhos, de pelo menos três gerações. Criados entre 1991 e 2011, os espetáculos revelam diferentes técnicas de animação – desde o fantoche, o tipo de boneco mais popular no Brasil, até a sombra chinesa – e propõem diferentes relações com a plateia. O Sesc fica na Avenida Adhemar de Barros, 999, Jardim São Dimas. Os ingressos custam de R$ 2 a R$ 10. Confira a programação:

19/01 : 15h – O ANJO E A PRINCESA

A peça narra a primeira experiência de um anjo-da-guarda e trata de sua difícil relação com uma princesa, a quem lhe cabe proteger. Vaidosa, a princesa manda cortar todas as flores de um bosque de pessegueiros para decorar os salões de seu castelo para uma grande festa. Somente depois de um ano de tristeza e arrependimento, na primavera, voltam a nascer as flores. O anjo-da-guarda, que ampara a princesa, mostra-se, na peça, somente como um observador e deixa a cargo da própria vida, de seu curso natural, os milagres que deveria fazer.

26/01 : 15h – O THEATRO DE BRINQUEDO

O THEATRO DE BRINQUEDO recria o clima dos antigos saraus e resgata uma antiga técnica de Animação, com bonecos e cenários recortados em papelão. A técnica que também se chama Teatro de Brinquedo (Toy Theatre), faz com que toda a ação se passe em um Teatro em miniatura, com personagens de não mais que vinte centímetros. O espetáculo é acompanhado, ao vivo, por flauta e violão, com modinhas, lundus e composições de Carlos Gomes, que ajudam a compor o clima do Brasil de antigamente.

02/02: 15h – MOZART MOMENTS

Bonecos e manipuladores contracenam para contar diferentes passagens da vida do compositor Mozart neste espetáculo destinado a crianças de todas as idades. Mozart Moments mistura humor e poesia, atores vestidos com roupas do século XVIII e pequenos bonecos que parecem, até mesmo, respirar. Tendo estreado no Rio de Janeiro, em 1991, dentro das comemorações dos 200 anos da morte do compositor austríaco, Mozart Moments tem construído, desde então, uma das carreiras mais longas e exitosas jamais mantidas por um espetáculo infantil brasileiro. Vencedor do Prêmio Coca-Cola de Teatro Infantil e do Prêmio Maria Mazzetti, participou de dezenas de festivais, encontros e eventos internacionais em quase cem cidades do Brasil, Chile, Colômbia, Argentina, Espanha, Angola e México e já ultrapassou as 700 apresentações.

09/02: 15h – A CORTINA DA BABÁ

Mais recente montagem do Sobrevento, A Cortina da Babá é uma adaptação do conto NURSE LUGTON’S CURTAIN, da escritora inglesa Virginia Woolf, onde figuras bordadas em um cortina ganham vida, quando a babá que as criou adormece. O espetáculo marca a primeira experiência do grupo com o Teatro de Sombras. Partindo da forma tradicional chinesa, aprendida com Liang Jun – diretor da maior companhia de Teatro de Sombras da China – o espetáculo chega a uma ruptura com a técnica ortodoxa, em prol de um estilo mais contemporâneo, por meio da utilização de diferentes suportes de projeção, materiais e fontes de luz e da liberdade que a Arte permite.

Confira a agenda resumida:

18 de janeiro, sábado, 12h – MEU JARDIM – Sesc São Caetano

19 de janeiro, domingo, 15h – O ANJO E A PRINCESA – Sesc São José dos Campos

26 de janeiro, domingo, 15h – O THEATRO DE BRINQUEDO – Sesc São José dos Campos

1 de fevereiro, sábado, 12h – BAILARINA – Sesc São Caetano

2 de fevereiro, domingo, 15h – MOZART MOMENTS – Sesc São José dos Campos

9 de fevereiro, domingo, 15h – A CORTINA DA BABÁ – Sesc São José dos Campos

Ainda no primeiro semestre, o SOBREVENTO planeja apresentar parte de seu repertório infantil no Sesc Itaquera e realizar duas turnês nacionais – com A Cortina da Babá e São Manuel Bueno, Mártir.

O SOBREVENTO é um núcleo da Cooperativa Paulista de Teatro.

Visite nossa página em http://www.sobrevento.com.br e nosso blog emhttp://espacosobrevento.blogspot.com

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.