O Brazil’s Independent Games Festival (BIG Festival) fechou nesta terça-feira (23) um acordo com a rede internacional Games for Change (G4C), representada no Brasil pelo pesquisador da USP Gilson Schwartz. A união lança uma nova iniciativa chamada BIG Change. O objetivo da parceria é estimular os desenvolvedores independentes brasileiros a ter interesse por jogos com impacto social, educacional e cultural.
A iniciativa Change fará ações com foco no mercado de jogos que envolvem aprendizagem, desenvolvimento cognitivo, conscientização política e social, sensibilização e transformação de comportamentos e atitudes. Tais ações usarão o “Portal da Juventude”, iniciativa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo.
A rede Games for Change surgiu como ONG em 2004 na cidade de Nova Iorque. A entidade promove festivais anuais no Brasil desde 2011, em parceria com o grupo de pesquisas Cidade do Conhecimento da Universidade de São Paulo. O movimento atua em favor da criação e distribuição de jogos com impacto social que servem como ferramentas importantes em esforços humanitários e educacionais.
“Em relatório encomendado à USP sobre o futuro da indústria de games, publicado em 2014, o BNDES confirmou a importância desse mercado para a ampliação de oportunidades e formulação de políticas públicas de apoio ao desenvolvedor brasileiro”, disse o diretor da Games for Change na América Latina, Gilson Schwartz.
Mario Lapin, participante do G4C no Brasil há cinco anos e líder da abertura da trilha BIG Change, comenta: “Faz todo sentido estimular o mercado brasileiro de jogos com impactos transformadores da situação social e educacional, portanto a convergência entre a Games for Change e o BIG Festival abre novos horizontes de criação”.
Confira abaixo a programação da trilha Change, que fará parte do evento que ocorre entre os dias 27 de junho e 5 de julho no Centro Cultural de São Paulo, ao lado da estação Vergueiro de metrô.
CENTRO CULTURAL SÃO PAULO (SP)
- Dia 02/07 – 16h às 16h45 – GAMES E EDUCAÇÃO
Moderador: Gilson Schwartz – Games for Change - Dia 04/07 – BOAS-VINDAS E ABERTURA BIG CHANGE
- Dia 04/07 – 10h15 às 10h45 – KEYNOTE: GILSON SCHWARTZ – “JOGOS DIVERTIDOS, TRANSFORMAÇÃO SÉRIA”
Palestrante: Gilson Schwartz – Games for Change - Dia 04/07 – 10h45 às 12h30 – BIG CHANGE: JOGOS PARA A SALA DE AULA
Moderador: Jean Tomceac - Dia 04/07 – 13h30 às 14h15 – DESIGN THINKING E JOGOS COM IMPACTO SOCIAL
Palestrante: Belmer Negrillo – IDEO - Dia 04/07 – 14h15 às 15h45 – BIG CHANGE: IMPLANTAÇÃO E AVALIAÇÃO
- Dia 04/07 – 15h50 às 17h20 – BIG CHANGE: MODELOS DE NEGÓCIOS E DISTRIBUIÇÃO
- Dia 04/07 – 17h20 às 18h50 – BIG CHANGE: CRIAÇÃO DE JOGOS
FIRJAN/SENAI (RJ)
- Dia 06/07 – 14h40 às 16h05 – OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO: JOGOS SÉRIOS E EDUCATIVOS
Moderador: Mário Lapin – Virgo Games - Dia 07/07 – 10h30 às 11h – CRIANDO UM ESTÚDIO INDIE DENTRO DE UM AMBIENTE ACADÊMICO
Palestrante: Jarrett Slavin – Good Mood Creators - Dia 07/07 – 16h35 às 18h – GAMES PARA TRANSFORMAR: MODELO DE NEGÓCIOS DA VIRGO
Palestrante: Mário Lapin – Virgo Games
Fonte: Geração Gamer
Deixe um comentário