Finlandia Volta Para Casa – Pelotas – RS

Mauricio Candussi (E) e Raphael Evangelista (D) lançaram, no ano passado, o disco
Mauricio Candussi (E) e Raphael Evangelista (D) lançaram, no ano passado,
o disco “Dale”, com participação de músicos de quatro continentes (Foto: Divulgação DP)
Duo tem relação especial com Pelotas e toca no sábado, em edição extra do projeto La Madre Chama, do Madre Mia.

La madre chama novamente. Em edição extra do projeto, o Madre Mia traz a Pelotas um duo que já deve torcer para Xavante ou Lobo, ter pedido especial no Café Aquários e saber que o melhor sorvete da cidade é o de doce de leite da Zum-zum. É o Finlandia, que estará por aqui novamente no sábado, às 22h.

Um dos componentes, Raphael Evangelista, é de fato envolvido com a cidade. O músico já morou por aqui, quando tocou no Grupo Tholl e no Pelotas Jazz Festival. Embora possa mesmo parecer que são pelotenses, Evangelista e Mauricio Candussi são de Minas Gerais e da Argentina, respectivamente. Porém, com shows passando por todos os cantos, já podem ser considerados cidadãos do mundo. O duo, que tem sólido e profissional trabalho de produção, deu a oportunidade de receber seu som misto e intenso a lugares como Portugal, Nicarágua, Costa Rica, Alemanha, Uruguai e a própria Finlândia.

Do Huayno ao Baião
O Finlandia é caracterizado por uma fusão de ritmos sul-americanos com foco em sonoridades pouco conhecidas fora de seus países de origem, como o Huayno, Saya, Baião, Candombe, sem esquecer dos tradicionais tango e bossa-nova. Tudo isso mesclado a elementos contemporâneos tocados ao vivo com violoncelo, acordeão, teclado, sons eletrônicos que passeiam por ambientes instrumentais e com coros de vozes. Esta fusão sonora rendeu-lhes diversos prêmios e destaque na imprensa de 17 países durante seus tours pela Europa e América Latina.

Dentre eles a seleção com mais três artistas mundiais pelo projeto londrino Sofar Music, a indicação entre 30 artistas emergentes pela Oi Música, o prêmio Hangar como melhor duo instrumental brasileiro de 2011, além do convite para integrar o cast da agência francesa VO Music, junto a Milton Nascimento, Esperanza Spalding e João Bosco.

Novo disco
Para o show de hoje, o duo promete um espetáculo vibrante com repertório de seus quatro discos, mas focado no mais recente, lançado no ano passado com o nome de Dale. O trabalho vai de acordo com a filosofia do Finlandia: Possui participações de músicos dos continentes, como o projeto japonês Fugenn, a cantora russa Jelena Jakubovitch e os brasileiros Fernanda Porto e Curumin. O disco já conta com indicações ao Prêmio Brasil Sul de Música 2013 nas categorias Melhor Disco Revelação e Melhor Disco de Música Livre.

Participações
O show no Madre Mia contará com duas participações de músicos que, assim como o duo, conseguiram nos últimos tempos repercussão internacional através de shows fora do Brasil. São eles Alex Vaz, que apresentou no final do ano passado no Uruguai o seu projeto Massimiliano, voltado para a desconstrução e mistura de gêneros, estilos e artistas como Tom Zé e Chico Buarque.

O outro é Juliano Guerra que, após longo romance com a música, lançou no ano passado o disco de samba Lama, com fortes influências de Itamar Assunção e Paulinho da Viola. Guerra recentemente voltou de viagem a Europa onde realizou shows em casas da Bélgica e na Alemanha.

Serviço
O que: edição extra do projeto La madre chama com Finlandia e participações de Alex Vaz e Juliano Guerra
Quando: sábado, às 22h
Onde: no Madre Mia, na Santa Cruz, 2.200
Ingressos: limitados a R$ 15 na hora do evento

Compartilhado de http://www.diariopopular.com.br/tudo/index.php?n_sistema=3165&id_noticia=Nzk4MzY%3D&id_area=MA%3D%3D

Comments

2 respostas para “Finlandia Volta Para Casa – Pelotas – RS”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.