A edição 2014 do SXSW contou com a maior participação de profissionais e empresas brasileiras na história do evento: no total mais de 360 pessoas, um aumento de 70% em relação ao ano passado.
A Casa Brasil, projeto da Apex-Brasil, funcionou de 9 a 12 de março como um ponto de encontro onde foi possível acompanhar as novidades nacionais em música, cinema, games, arte contemporânea, tecnologia e inovação. A equipe do Brasil Music Exchange presente no evento foi o Gerente do Projeto Leandro Ribeiro da Silva e David McLoughlin, Gerente de Negócios Internacionais, que além de terem apoiado a Apex-Brasil na organização do evento, se mantiveram atentos às novas tendências da indústria da música.
A programação na Casa Brasil foi intensa – na área de audiovisual, foram exibidos trailers de 28 produções nacionais de forma ininterrupta. Na área musical, foram realizados diversos shows, com destaque para o lançamento da música inédita “Obrigado, Darcy (o Brasil que vai além)”, do rapper paulistano Emicida, uma produção em parceria com a Apex-Brasil e a Sony.
Outro show que merece destaque foi o da banda goiana Boogarins, que conquistou público e amplo espaço na imprensa, como New York times, Folha de S.Paulo, Brooklynvegan e O Globo.
Negócios
As empresas brasileiras de música que estavam presentes – YB, iMusica e Rumori Desenho Sonoro – foram selecionadas pela Apex-Brasil para uma credencial especial (Platinum Connection) e tiveram reuniões de negócio realizadas em função de um matchmaking organizado pela organização da SXSW. Os resultados foram excelentes, com perspectivas de negócios na ordem de USD 1 milhão para os próximos 12 meses.
“Entendemos que obtivemos sucesso com a realização deste projeto. Obtivemos êxito em todos os pontos abordados como objetivo da participação do Brasil Music Exchange neste evento – conseguimos nos conectar com os assuntos e tendências na indústria da música e conseguimos ampliar nossa networking com contatos importantes para o Brasil Music Exchange e para os associados, alimentando o projeto com novas oportunidades de negócio para o futuro”, analisa Leandro.
Das 28 empresas que foram selecionadas pela Apex-Brasil, 16 participaram do Start Up Village, programa de aceleração onde cada uma teve cinco minutos para vender seu negócio para investidores globais, especialmente do mercado norte-americano, os chamados “speed dating”.
Participaram desse grupo as empresas Brainongames, Convenia, Chef’s Club, Vortio, Payparking, E-like, Fashion.Me, Mercado Fresh, Getninjas, Emprego Ligado, Love Mondays, Netshow.me, Smartapps, Mobgeek, Sentimonitor e Site Apps.
Segundo reportagem do Meio e Mensagem, a expectativa é captar US$ 34 milhões em investimentos e fechar negócios no valor de US$ 3 milhões.
“É difícil fechar negócios na primeira participação. A presença constante ajuda”, explicou o produtor e diretor de cinema e TV Leandro HBL em matéria do Estado de S.Paulo. Ainda segundo o texto, HBL fechou dois negócios nas primeiras três horas do evento: a Nike encomendou um estudo sobre estetica brasileira, de olho na Olimpiada de 2016, e a revista Victory comprou dez documentários sobre esportes.
Imprensa
Foram mais de 50 matérias publicadas sobre o Brasil na SXSW em diversos veículos, com destaque para New York Times, Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo, Jornal da Globo, Associated Press, Huffington Post, CBN, Revista Veja, Época Negócios. A Rede Globo veiculou matérias sobre o evento nos programas Jornal da Globo e Conta Corrente.
Compartilhado de: http://bma.org.br/brmusicexchange/2014/04/resultados-sxsw/
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