REC – Eventos

 

 REC

2013

 

A REC (Rede de Economia Criativa) tem como um dos objetivos articular e fomentar a EC com outras redes e grupos.Em 2013 em apoio à ADRAT (Agência de Desenvolvimento da Região do Alto Tietê – SP) estamos fomentando a Câmara Temática de Economia e Cultura – Alto Tietê Criativo.Desde 2012 temos trabalhado também junto ao NEC-APV (Núcleo de Economia Criativa da Associação Paulista Viva).Veja também os trabalhos e programa da Secretaria de Economia Criativa do MinC

2012

Fórum Gaia Brasil recebe um novo nome e uma nova direção.
O Fórum de Economia Criativa e a Rede de Economia Criativa foram constituídos para articular e fomentar criativos.
O Fórum tem como missão levar a discussão para dentro das escolas mostrando a jovens as novas carreiras e todas as possibilidades dentro dos segmentos da Economia Criativa.
A Rede de Economia Criativa deve reunir criativos e fomentar e articular com outras redes.Nesse sentido estamos trabalhando a implementação do Núcleo de Economia Criativa da Associação Paulista Viva e mantemos o site recbrasil.com.br atualizado com informações sobre esses trabalhos.Em agosto/12 realizamos o I Fórum de Economia Criativa com apoio do IED e presença de mais de 150 agentes culturais interessados no tema.

   2011

 O Fórum Gaia Brasil nasceu da necessidade de se resgatar os antigos encontros da RAC-SP que aconteceram de 2000 a 2006 com a responsabilidade de organização do SEBRAE-SP e da Comissão Gestora da Rede.Os encontros de 2011 tiveram as participações abaixo

Março 2011

Tema –  Relacionamento em rede – O que é isso?
CONVIDADOS – Henry Durante e Ary ScapimDSC05515

 veja mais no you tube
Video 1     –      Vídeo 2     –        Video 3  

Abril 2011

Tema – Sustentabilidade – Convidados: Marilena Lavorato (Instituto Mais) e Julio Martinez (Fun Science)

Maio 2011

Tema – FÓRUM GAIA BRASIL – PROAC em discussão
O encontro aconteceu com a presença de uma platéia composta por estudantes, agentes culturais, pessoas interessadas no tema e parte do grupo virtual de discussão (PROAC-ICMS) que existe desde 2009.
O grupo virtual se reúne presencialmente para discutir melhorias e aprimoramento para a lei estadual de incentivo à cultura e tem sentido necessidade da organização de uma FRENTE PARLAMENTAR  que seja a interlocutora dos anseios dos agentes culturais.
Após as apresentações da lei de incentivo e dos trabalhos que o grupo já realiza foram discutidos pontos importantes e polêmicos sobre as condições de inscrição, aprovação e prazos para os projetos culturais na Secretaria Estadual de Cultura.
O grupo decidiu dar continuidade às suas ações juntando os documentos anteriormente preparados (Compilação de informações e resoluções já oficializadas num único Decreto e numa única Resolução atualizada), mais um relatório contendo dados e informações sobre o Mercado Cultural (a ser preparado e finalizado) e um documento contando a História da Lei de Incentivo desde a sua instauração até os dias de hoje.
A Sra. Márcia Kling ficou com as incumbências de encaminhar no GRUPO PROAC-ICMS os documentos anteriormente preparados para que todos tenham e conheçam o teor dele além de preparar um relato contando a História do PROAC.
A Sra. Luciana Caminha ficou com a incumbência de verificar o andamento do relatório que estava sendo preparado pelas Senhoras Vera e Regina contendo dados do Mercado da Cultura. Caso este documento não esteja finalizado precisaremos finalizá-lo até a data de 15 jun. Colocou-se à disposição para colaborar com esse trabalho a Sra. Fernanda Bellinaso – presente no Fórum.  proac-icms@googlegroups.com

Junho 2011

    Tema –  Música Independente e o Mercado Cultural.
Convidados – Maurcício Bussab (tratore.com.br) e Tiago Barizon (identidademusical.com.br)
Conversando sobre as dificuldades do mercado musical brasileiro e internacional, as novas mídias e a
divulgação de bandas, shows e CD´s.

Julho 2011

Rafael Mambretti e Paul Lafontaine – Dois jovens empreendedores falam de suas ações e empresas com foco na sustentabilidade e inclusão na metrópole São Paulo.
Carbon Zero Courier é uma empresa que presta serviços de entregas expressas utilizando somente bicicletas. Sabemos que é possível realizar nossas atividades e processos, que contribuem para o desenvolvimento econômico, sem causar impacto negativo ao planeta e às pessoas.
O Projeto Alma de Batera é uma ação social de educação inclusiva.Em comum nas duas ações a preocupação com um mundo melhor e qualidade de vida.

Agosto 2011

 

Setembro 2011

Tema – Empresa ou Instituição Cultural?

DSC05772    Nossos convidados de setembro – Edilson Walney (Educoop) e Márcia Kling (Kling Associados)
passearam pelo tema (Empresa ou Instituição Cultural) contando um pouco das suas experiências
no mercado cultural.
Ambos concordam que é possível se trabalhar no setor cultural tendo quer uma empresa ou uma instituição e tudo depende do seu foco e área de atuação, modo de trabalho, talento, etc.
São muitas as variáveis para se obter sucesso.

 

Outubro 2011

 Divulga-Forum-GB-out11