Claudia Palma E Armando Aurich Circulam Pela Cidade Com Platô

 

iN SAiO Plato_foto Claudio Higa 12 pb

SINOPSE:

Corpos que se reencontram no tempo e no espaço. Trajetos que se acompanham por muito

tempo, desviam e voltam a se tocar. Pensar as diferenças enquanto caminhos traçados. É no

cruzamento da textura destes diversos discursos que delicadezas e memórias criam o

desejo de outras perspectivas. Não se parte mais de onde parou. É preciso haver inversões,

reversões, um outro tempo.

“É no cume da montanha que o percurso começa.” (Michel Serres)

 

Cumprindo a proposta de circular com “Platô” por vários espaços da cidade e arredores, os bailarinos Claudia Palma e Armando Aurich levam o espetáculo para o CEU Alvarenga, Zona Sul da capital, no próximo dia 9 de agosto. Depois disso, seguem em apresentações únicas em outros dois CEUs (Centros Educacionais Unificados) – Aricanduva (16/8) e Quinta do Sol (17/8), ambos na zona Leste – e encerram este ciclo em Mogi das Cruzes (30/8), no Galpão Arthur Netto de Cultura e Cidadania, que vem comemorando seus cinco anos de manutenção como espaço cultural independente. Gratís.

“Platô” é o resultado da parceria dos dois bailarinos, que voltam a criar juntos depois de um hiato de quatro anos de separação artística em trajetórias distintas. O ponto de partida para Platô é exatamente a possibilidade de estudo e criação corporal proporcionada por esse reencontro, não de modo autobiográfico, mas como metáfora de trajetos que se transformam e propõem mutações. Tendo como forte referência o livro “Variações sobre o corpo”, do filósofo Michel Serres, que exibe logo em seu prólogo uma dedicatória a guias de montanhismo – seres obstinados e corajosos -, a pesquisa apoia-se em experiências corporais que acessam reflexões e propostas de ação, sem deixar de levar em conta que sentidos, sentimentos e imagens corporais integram e delimitam o mundo da vida.

Passando pelas companhias Cisne Negro, República da Dança e Balé da Cidade de São Paulo – Cia. 1 e Cia. 2 -, Claudia Palma e Armando Aurich tiveram aproximadamente 20 anos de cena, com muitas criações em conjunto, parceria interrompida apenas com a extinção da Cia 2. do Balé da Cidade. “Armando seguiu em direção a Vitória (ES), sua terra natal, onde passou a atuar como coordenador, professor e coreógrafo, e eu dei continuidade à direção da iN SAiO Cia. de Arte, caminho pelo qual prossegui como criadora”, conta Claudia Palma. Com o retorno de Armando para São Paulo, ambos trouxeram o desejo do encontro para o resgate dessa parceria, porém, não para retomar trabalhos vivenciados no passado, mas com a vontade de deixar emergir novas possibilidades de experimentações e fruição.

Partem do pressuposto que dois pólos de ação podem ser complementares ou interdependentes entre si e percebem que estes caminhos que trilharam desenhos diferentes, depois de tanto tempo juntos, podem se reencontrar de forma resignificada. Ou seja, o ciclo não se repete tal qual já foi um dia, mas significa um outro estágio, uma mudança de Platô. “Se, conforme o princípio socrático, a dúvida é o que fortalece a verdade, este caminho possibilita um reconhecimento permeado por novas perspectivas, permitindo a configuração de uma terceira imagem: nem um nem outro; um novo”, expressa Claudia Palma.

Durante o processo de “Platô”, Claudia Palma e Armando Aurich contaram com Mariana Muniz e Rodrigo Vilalba como provocadores cênico e filosófico, respectivamente. A trilha sonora original e interpretada ao vivo é de Celso Nascimento; André Boll e Silviane Ticher respondem pela iluminação; e Lia Damasceno assina o figurino.

“Platô” foi contemplado pelo ProAC – Programa de Ação Cultural – Governo do Estado de São

Paulo – Secretaria de Cultura.

Trajetória singular

Em 1987, surgia uma parceria entre dois jovens promissores da dança paulistana: Claudia Palma e Armando Aurich. Conheceram-se na Cisne Negro Cia. de Dança, lugar que proporcionou traçarem um inicio significativo para suas carreiras. Como dupla, conquistaram relevantes críticas e projeção para um futuro emblemático que faria de suas carreiras uma promissora trajetória. Juntos passaram por coreógrafos importantes no cenário da dança, que deixaram muitas informações registradas em seus corpos e os ajudaram a traçar o caminho onde se encontram hoje. Foram aproximadamente 20 anos de cena ininterruptas, passando pelas companhias Cisne Negro, República da Dança e Balé da Cidade de São Paulo – Cia. 1 e Cia. 2, tempo no qual surgiram muitas criações em conjunto.

Com a extinção da Cia 2. do Balé da Cidade, começaram a percorrer caminhos distintos. Armando seguiu em direção à sua terra natal (Vitória/ES), onde passou a atuar como coordenador técnico, professor e coreógrafo, e Claudia deu continuidade à direção da iN SAiO Cia. de Arte, em São Paulo. Hoje, após quatro anos de separação artística e retorno de Armando para São Paulo, perceberam que muitas coisas mudaram nesse caminho, mas permanece o desejo da união, de compartilhar pensamentos sobre dança contemporânea, que é o que de fato os movimenta, de modo que novas paisagens possam surgir.

_______________________________________________________________

Serviço:

PRÉ-ESTREIA:

 

ESTREIA:

Dia 09 de agosto de 2014 – sábado, 17h – CEU Alvarenga (Estrada do Alvarenga, 3752 – Balneário São Francisco – Zona Sul – São Paulo/SP – tel: (11) 5672-2543 ou (11) 5672-2514). Duração: 60 min. aproximadamente. Indicação etária: livre. Grátis.

Dia 16 de agosto de 2014 – sábado, 17h – CEU Aricanduva – Profa. Irene Galvão de Souza (Rua Olga Fadel Abarca, s/n – Jardim Santa Terezinha – Zona Leste – São Paulo/SP – tel: (11) 2723-7549 ou (11) 2723-7557). Duração: 60 min. aproximadamente. Indicação etária: livre. Grátis.

Dia 17 de agosto de 2014 – domingo, 17h – CEU Quinta do Sol (Av. Luiz Imparato, 564 – Parque Císper – Zona Leste – São Paulo/SP – tel: (11) 3396 3430). Duração: 60 min. aproximadamente. Indicação etária: livre. Grátis.

Dia 30 de agosto de 2014 – sábado, 21h – Galpão Arthur Netto de Cultura e Cidadania (Av. Fausta Duarte de Araújo, 23 – Jardim Santista – Mogi das Cruzes/SP). Duração: 60 min. aproximadamente. Indicação etária: livre. Grátis.

 

FICHA TÉCNICA

_______________________________________

 

Direção e concepção: Claudia Palma

Intérpretes criadores: Armando Aurich e Claudia Palma

Trilha sonora original e ao vivo: Celso Nascimento

Figurino: Lia Damasceno

Iluminação: André Boll e Silviane Ticher

Provocação cênica: Mariana Muniz

Provocação filosófica: Rodrigo Vilalba

Audiovisual (processo): Tezvo

Fotografias: Claudio Higa

Designer gráfico: Tezvo

Produção: Dionísio Produção Cultural (Cristiane Klein)

Assistência de produção: Cristina Ávila

www.insaiociaarte.blogspot.com

www.facebook.com/insaio

www.youtube.com/insaiociadearte

 

Informações adicionais:

Elaine Calux – assessoria de imprensa

11 33689940 | 968548438

elaine.calux@gmail.com

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.