Por Redação Cultura e Mercado • setembro 29, 2014 •
Aconteceu em 26/9 a cerimônia que formalizou a transferência das Casas de Cultura da cidade de São Paulo para a administração da Secretaria Municipal de Cultura, após 10 anos sob os cuidados da Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras.A mudança foi demanda da sociedade civil, movimentos culturais e artistas, que ganhou força em 2013, durante a realização da III Conferência Municipal de Cultura. O tema foi eleito a 5ª prioridade entre as 30 propostas consolidadas no encontro.
A partir de agora, as Casas de Cultura somam-se à rede de equipamentos públicos culturais, sob a coordenação da SMC, formada por bibliotecas, centros culturais, casas históricas, museus, teatros, cinemas e também os CEUs, que passaram, desde o início do segundo semestre, a ter gestão compartilhada entre as Secretarias de Educação, Cultura e Esportes, Lazer e Recreação.
Integrando a rede municipal de equipamentos culturais, as Casas de Cultura funcionarão de acordo com diretrizes da política cultural da Prefeitura de São Paulo, que abarcam programação cultural de qualidade, atividades de formação e valorização das iniciativas locais.
O documento também determina a criação de uma comissão de transição da administração dos espaços, que será composta por representantes das Secretarias de Coordenação das Subprefeituras e de Cultura. Serão realizadas reuniões específicas com os gestores e subprefeitos, a fim de apresentar com clareza as diretrizes e colocar em discussão as propostas de ocupação das Casas. Além disso, serão organizadas quatro audiências públicas do programa da Secretaria Municipal de Cultura, destinado à construção colaborativa de políticas públicas, o #ExisteDiálogoemSP/CasasdeCultura.
Após ser concluída a transição, serão criados conselhos participativos das Casas, que ajudarão a definir o funcionamento dos espaços, atendendo às necessidades específicas de cada região.
*Com informações do site da Secretaria Municipal de Cultura
Casas De Cultura De SP Voltam À Gestão Da SMC
•
Deixe um comentário