Beetholven Cunha, Compositor E Maestro Pernambucano, Tem Sua Obra Executada Pela CAMERATA ERUDITA Em São Paulo

Beetholven Cunha (3) net Camerata Erudita 28 de junho de 2013 (40) net

Regência do concerto na Oficina Oswald de Andrade será do próprio compositor

O grupo paulistano Camerata Erudita, dirigido pelo maestro Miguel Forte, faz concerto gratuito na Oficina Cultural Oswald de Andrade no dia 30 de novembro de 2013, às 19h30. No repertório, os músicos executam as obras do compositor e maestro pernambucano Beetholven Cunha, com regência do próprio compositor. No repertório estão Macaíba, Adágio e Dança, Três Paisagens Brasileiras para Violino e Orquestra, Prelúdio e Fuga, Chegança, Entre a Muganga e a Cangalha, Melodia para o Crepúsculo Santo e Suíte Brasileira N.1.

Beetholven Cunha é pernambucano da cidade de Goiana, e tem suas obras executadas no Brasil e no exterior. Piauiense de coração tem desenvolvido sua brilhante carreira nesse Estado, onde atualmente é maestro titular da CAMERATA TERESINENSE, diretor e fundador do grupo de música experimental GMUCO, do coral infanto-juvenil da cidade de Teresina e do projeto/grupo de dulcistas SOPRO DIVINO.

Camerata Erudita

A Camerata Erudita é uma orquestra de câmara criada e idealizada pelo maestro Miguel Forte. Seu objetivo consiste na execução e divulgação da chamada “música de câmara”, originalmente escrita para pequenos espaços.  Composta por músicos profissionais, além de jovens participantes de companhias de óperas, grupos de câmara e orquestras sinfônicas de São Paulo, a Camerata Erudita vem se destacando pelo critério na escolha de seu repertório e também pela busca da excelência na execução dos mesmos, valendo-se sempre de grandes nomes da música nacional, buscando assim formar sua própria identidade.

Regente titular – Miguel Forte

Iniciou seus estudos de regência aos catorze anos de idade com o professor Walter Novaes. Em 1989 ingressou no Departamento de Música do Seminário Teológico e Musical de São Paulo sob a orientação do Maestro Jorge Sarmientos Filho. Em agosto do mesmo ano participou de Masterclass com o Maestro Jorge Sarmientos, Compositor e Diretor Musical Artístico da Orquestra Sinfônica Nacional da Guatemala. Participou do 2º Seminário Música e Adoração com o Maestro João Wilson Faustini, reconhecido como um dos maiores nomes da música sacra no Brasil. Em 1995 participou do curso de regência coral ministrado pela maestrina Mara Campos na Travessia Oficina de Música. No ano de 2000 iniciou seus estudos de violoncelo sob a orientação da violo ncelista Ivana Dudnik e em 2 001 passou a obter aulas regulares com a violoncelista Heloisa Meirelles. Desde 2003 está sob a orientação do violoncelista Ricardo Fukuda. Atuou como violoncelista na Cia. Paulista de Música e em 2005 ingressou como violoncelista do Núcleo Universitário de Ópera, dirigido pelo Maestro Paulo Maron, onde atua como chefe de naipe. Esteve ainda sob a orientação do Maestro Paulo Maron em estudos de regência orquestral e em 2009 participou do curso de extensão em regência orquestral na Faculdade Cantareira, ministrado pelo Maestro Sérgio Schnee.

Compositor e regente Beetholven Cunha

Este pernambucano da Zona da Mata de Pernambuco iniciou seus estudos aos 6 anos de idade influenciado por seu Tio Eduardo Santana. Com treze anos já regia as bandas de sua cidade. É formado em composição e regência e teve como professores Silvio Américo, Demócrito França, H. J. Koelreutter e Osvaldo Lacerda. É orientador do grupo de compositores da Universidade Federal do Piauí (UFPI). É o maestro titular da CAMERATA TERESINENSE, diretor e fundador do grupo de música experimental GMUCO, do coral infanto-juvenil da cidade de Teresina e do projeto/grupo de dulcistas SOPRO DIVINO. Com mais de 300 obras compostas, tem suas obras interpretadas por orquestra, grupos, coros e solistas importantes do Brasil em países como Estados Unidos, Alemanha, Polônia Cazaquistão, Itália, Suíça, Japão e Austrália. Detém o títu lo de comendador pela Associação Brasileira de Arte C ultura e Ensino (ABACE) mérito cultural Carlos Gomes.

Ficha Técnica – Orquestra

Regente Titular

Miguel Forte

Regente Convidado

Beetholven Cunha

Violinos I

Paulo Calligopoulos (spalla)

Leonardo Oliveira

Guilherme Roberto

Gabriel Curalov

Violinos II

Cleiton Moraes

Tiago Dias

Samuel Dionísio

Violas

Almir Souza

Nicoli Martins

Violoncelos

Wellington Ramos

Stefanie Muller

Contrabaixo

Amilcar Roque

Serviço

Dias 30 de novembro de 2013, às 19h30, entrada franca

Local Oficina Cultural Oswald de Andrade

Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo/SP

Fone 11 3222 2662 Lotação 90 lugares

Duração 50 minutos Recomendação livre

Entrada franca – retirar os ingressos com meia hora de antecedência

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.