O Circuito #CulturaGeraFuturo, seminário criado pelo Ministério da Cultura (MinC) com objetivo de ampliar, em todo o Brasil, o alcance da política cultural, tem se mostrado eficaz na capacitação de produtores culturais e gestores para utilizarem os instrumentos de fomento à cultura do Governo Federal, como a Lei Rouanet e o Fundo Setorial do Audiovisual. Avaliação feita pela Pasta nas 14 primeiras etapas mostra que 93% dos participantes se declaram satisfeitos ou muito satisfeitos com o evento e 79% consideraram que o seminário superou ou igualou suas expectativas (sendo que 13% não responderam à pesquisa).
A pesquisa com participantes mostrou ainda uma ampla satisfação com a clareza das informações apresentadas pelos palestrantes. Dos mais de mil entrevistados, 78% consideraram a apresentação dos conteúdos extremamente ou muito clara. Além disso, 91% dos participantes demonstraram interesse em se aprofundar ainda mais nos assuntos discutidos durante os seminários.
Segundo o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do MinC, José Paulo Soares Martins, a quase totalidade dos participantes do Circuito #CulturaGeraFuturo demonstrou, ao responder a pesquisa, satisfação com as mudanças apresentadas pelo MinC para a Lei Rouanet e para os editais de audiovisual. “A nova Instrução Normativa da Lei de Incentivo à Cultura trouxe regras ainda mais clara e promoveu maior dinamismo ao processo, desde a aprovação dos projetos até a prestação de contas, com mais ganhos de eficiência para o processo”, afirmou Martins.
Seminário
O Circuito #CulturaGeraFuturo será realizado até julho e encerra as atividades em São Paulo no dia 30 de julho.
Equipes do Ministério da Cultura (MinC) estão visitando as 27 capitais brasileiras para levar orientações sobre a Lei Rouanet, a Lei do Audiovisual, o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e outras oportunidades. Cada edição do Circuito também inclui um módulo voltado para patrocinadores sobre as formas e vantagens de apoiar projetos culturais. Os encontros têm formato de seminário, com duração prevista de um dia em cada capital.
Já foram realizados encontros em Macapá (AP), Fortaleza (CE), Brasília (DF), João Pessoa (PB), Rio Branco (AC), Belo Horizonte (MG), Maceió (AL), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Natal (RN), Campo Grande (MS), Porto Velho (RO), Porto Alegre (RS), Aracaju (SE), Palmas (TO) e Goiânia (GO).
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura
Deixe um comentário